Viagem Harley_Davidson Pan America
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Viagem de Harley-Davidson Pan America: uma lenda trilhando novos caminhos

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/11/2022
  • Por: Redação

Quando a necessidade de se reinventar se torna importante, mesmo pra quem é líder de mercado em seu segmento. Acompanhe a saga vivida por Ozzy a bordo da Harley-Davidson Pan America

Texto e fotos: Oswaldo Fernandes Jr. (Ozzy)

Desde seu início, em 1903, a fabricante de motocicletas de Milwaukee, Harley-Davidson, certamente escreve uma história bonita no mundo do motociclismo. Líder mundial de modelos tradicionalmente custom, a marca atrai de fato apaixonados por motos extravagantes, de altas cilindradas, com ronco inconfundível e aparência de estilo próprio.

Aficionados pelo estilo inegavelmente esbanjam atitude, convivem com sonhos, bem como mostram união e compartilham emoções. Assim sendo, o símbolo americano de liberdade, Harley-Davidson, no passado, inovou em tecnologias, ganhou provas de velocidade, enduro e resistência.

Estabeleceu recordes, serviu as forças armadas, ultrapassou crises, aventurou-se em possíveis tendências, mas manteve a mesma linha consagrada, chamada de motocicletas custom.

A liberdade que nos move

Por décadas consagrou-se com estilo, tradição e perseverou a ideia de paixão pela liberdade através das aventuras sobre duas rodas. Os tempos mudam e a necessidade de evolução é a sobrevivência para todo tipo de negócio. Esse futuro grita por novas tecnologias, e as novas gerações de pessoas possuem interesses diferentes e outras propostas de vida.

Os clientes estão mais exigentes, onde o valor do negócio está relacionado à experiência reconhecida por ele.  Assim, nestes novos caminhos da modernidade, a H-D entra no mercado das máquinas de modelo “bigtrail”. Com um novo produto, a Pan America, motocicleta feita para novas estradas, propõe mais aventura aos consumidores e também mostra que a fábrica está de olho nos usuários de outras marcas.

Então, esta foi a minha aventura, a bordo da Pan America 1250, uma viagem pelas estradas, e por vezes sem estradas, pela Serra da Canastra, em Minas Gerais. Um grande momento, para uma grande motocicleta. Viaje comigo!

Harley Davidson Pan America, o início de uma nova era

A Pan América é uma moto imponente, com motorzão 1250 cm³, potência de 152 cv, novo motor V2, câmbio e motor acoplados, 6 mapas de condução, transmissão por corrente, suspensão Showa, freios Brembo, peso de 258 kg e muita tecnologia embarcada, como a suspensão autoajustável, controle de tração, frenagens em curvas, painel TFT de 6,8 polegadas de muita informação, iluminação em LED, faróis auxiliares de curvas e vários outros recursos que os padrões das bigtrails também disponibilizam.  

Como de costume nestes modelos, ajustes não faltam, botões e configurações de espantar, potência tem de sobra e os propósitos vão além da capacidade de motociclistas medianos para se imaginarem nas grandes aventuras da vida. Bora para a estrada com essa nave!

Estilo e atitude pela Serra da Canastra

A viagem teve início na concessionária Harley-Davidson Tennesse. O gerente Julliano, o consultor de vendas Dennis e toda a equipe da loja tiveram muita atenção em apresentar a motocicleta, informar suas características, comandos e configurações, disponibilizando todo o suporte necessário para esta maravilhosa viagem.

Partindo de Campinas, segui rumo a Ribeirão Preto, onde visitei os amigos da H-D Ribeirão Preto, e fui para a cidade de Delfinópolis, no estado de Minas Gerais, uma das entradas de acesso a Serra as Canastra.

Este percurso foi de 500 km, todo em estrada asfaltada, onde nas paradas a Pan America chamou muita atenção. Muitas perguntas sobre este novo modelo eram feitas, e assim, novas amizades surgiram devido à paixão pelo motociclismo. 

A máquina esbanja potência, tem boa ciclística e poder de frenagem surpreendente.  A vontade era de acelerar, descarregar sua força, conhecer novos limites e sentir a liberdade no estilo Harley-Davidson, sempre com aquele calorzinho e vibração no corpo, jeitão que foi mantido seguindo os padrões da marca.

Desbravando a Serra da Canastra

Foram bons e grandes momentos pela Serra da Canastra pilotando a Harley-Davidson Pan America. Ao entras por estradas não pavimentadas, ruas de terra, areia, pedras, rios e trechos de lama, a moto demonstrou ser equilibrada, de fácil controle, com torque suficiente para que barreiras fossem ultrapassadas, caminhos explorados e paisagens descobertas.

Entre os pontos turísticos visitados, percorri a Casinha Branca, o Pico Dois Irmãos, Chora Mulher, Roladouro, Galheiros, Cachoeira do Ouro e Caminho do Céu. O município possui muitas pousadas urbanas e rurais. Algumas são fazendas adaptadas com infraestrutura completa, inclusive com serviço de guia para motociclistas, jipeiros, ciclistas e aventureiros.

Pelas trilhas é possível encontrar locais, geralmente fazendas, com rico cardápio com todas as delícias da culinária mineira. Pelos 4 dias da serra percorri aproximadamente 160 km pelo parque, conhecendo os caminhos, histórias e beleza da serra. Foi maravilhoso! Se desejar hospedagem na cidade de Delfinópolis fica a dica do Hotel JP, o gerente Edimilson se desdobra para dar atenção para que a sua aventura seja a melhor possível.

A experiência Harley-Davidson Pan América

Com toda a certeza a viagem pilotando a Pan America proporcionou novas experiências. Viver momentos de descobertas por novas trilhas, quanto a sensação de conduzir uma motocicleta recém-lançada pela Harley-Davidson propiciou descobertas em todos os sentidos. 

Sempre com muita atenção, estratégia e planejamento antecipado, esta viagem exigiu uma expansão de meus próprios limites para o reconhecimento da motocicleta por estradas desconhecidas. E foi muito bom! Caminhos por vezes estreitos, por outras esburacados, íngremes, travessia de rios, em longos momentos de solidão, eu e a Harley-Davidson Pan America fizemos uma grande parceria pela serra da Canastra.

O início de uma nova rota com a Harley-Davidson Pan America, sempre com muita atenção

A Pan America possui o preço sugerido próximo dos R$ 145.000, valor expressivo, para clientes exigentes e para um mercado competitivo, onde neste valor a Harley-Davidson Pan America está entre os modelos mais caros.

Minha avaliação tende a ser batizada pelo que outras marcas de modelos premium também oferecem, e pela avaliação nos processos de melhoria da moto.  Se comparada ao que outras fabricantes também oferecem nesta categoria, minha percepção requer fornecimento de itens, tais como rodas raiadas, troca de marcha quick-shifter, faróis de milha auxiliar e tanque de maior capacidade. 

Também tenho minha opinião quanto a melhorias de reposicionamento do descanso lateral (pezinho), substituição do suporte de bagagens (grelha) de plástico por material mais resistente a um maior peso, já que na Pan America o limite de carga é de 2,5 Kg.

O painel tem uma identidade visual minimalista que poderia ser melhor explorado. A quantidade de plásticos nas carenagens é elevada, e penso que no futuro, este material poderá sofrer com desgastes e vibrações.  Melhorias na vibração e calor gerado sobre a pena esquerda devem ser revistos. 

Quanto ao motor, é de dar gosto, com velocidade média de viagem, pilotagem em marcha de 150 km/hora. Com pouco esforço ele ultrapassa os 200 mm/hora, um avião! O ronco alimenta a alma, agrada muito, mas o tamanho da ponteira poderia ser revisto e proponho uma redução.

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Agradecimentos

Fica aqui meu agradecimento à concessionária Harley-Davidson Tennesse pela atenção e envolvimento para que esta matéria fosse escrita.  Mais uma demonstração de respeito e foco a um novo produto, uma nova categoria e uma nova experiência.

O tempo voa, a vida passa, então agora é a hora. Juntos fizemos de uma aventura uma história de superação e novos limites.  É isso aí, viva a vida propondo mais sentido, com grandes aventuras e muitas emoções. Nos vemos pelas estradas, sempre!

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