A produção nacional de motos deve voltar a superar a marca de 1 milhão de unidades em 2021, segundo estimativa apresentada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Abraciclo, em uma conferência virtual com a imprensa realizada nesta quarta-feira (27).
Segundo a entidade, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus devem produzir 1.060.000 motos em 2021, volume 10,2% maior do que as 961.986 unidades que deixaram as linhas de montagem em 2020.
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Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, a expectativa do setor é recuperar parte das perdas de 2020, e a vacinação contra o novo coronavírus será fundamental para isso. O executivo destaca que as fabricantes seguem trabalhando com medidas restritivas em suas unidades, o que impacta no volume produtivo e em vendas.
“Com a recente implantação do toque de recolher pelo governo do Amazonas, todas as associadas adequaram seus turnos de trabalho. Além disso, redobramos os cuidados com as medidas de saúde e segurança para garantir a saúde dos colaboradores”, comenta.
Menos motos produzidas em 2020
Em 2020 a produção de motos totalizou 961.986 unidades, queda de 13,2% na comparação com as 1.107.758 registradas em 2019. O volume superou a expectativa da entidade apresentada em outubro, que era de fabricar 937.000 motocicletas.
Vale ressaltar que tivemos fábricas fechadas por algumas semanas em virtude da pandemia da Covid-19, fato que voltou a se repetir durante janeiro de 2021 devido à situação em Manaus.
O presidente da Abraciclo atribui esse desempenho a dois fatores. “Hoje a motocicleta é apontada como um meio de locomoção seguro para evitar a aglomeração do transporte público e se transformou em um instrumento de trabalho e fonte de renda para as pessoas que passaram a atuar nos serviços de entrega”, explica Marcos Fermanian.
A Abraciclo estima que 2021 terá 980.000 motos licenciadas, número 7,1% maior quando comparado com as 915.157 unidades empacadas em 2020. Segundo a entidade, as exportações de motocicletas também devem crescer este ano, atingindo 40.000 unidades, volume 18,5% maior em relação às 33.750 motos enviadas ao exterior no ano passado.
Abaixo você confere as motos mais produzidas pelas marcas que atuam no mercado brasileiro:
BMW: trail de entrada da marca alemã, a G 310 GS teve 2.794 unidades produzidas na fábrica de Manaus em 2020.
Dafra: a trail NH 190 contabilizou 1.051 unidades produzidas em todo o ano de 2020.
KTM: a marca austríaca, que no Brasil monta suas motos na fábrica da Dafra, produziu 380 unidades da naked 390 Duke.
Ducati: a fabricante de Borgo Panigale, que também monta suas motos na fábrica da Dafra, produziu 198 unidades da Multistrada 1260 S.
Harley-Davidson: a icônica marca norte-americana produziu em sua fábrica manauara 517 unidades da Fat Boy 107.
Honda: moto mais vendida do Brasil, a CG 160 teve 284.900 unidades produzidas em 2020. A mais fabricada é a versão Fan, com 128.400 motocicletas feitas ano passado.
Haojue: a city DK 150 contabilizou 4.520 unidades produzidas em 2020, sendo 3.600 da versão CBS.
Kymco: aqui temos um empate entre os scooters People GT 300 e Downtown 300i, ambos com 96 unidades produzidas em 2020.
Kawasaki: em 2020 a naked Z400 registrou 1.582 unidades produzidas.
Suzuki: a naked GSX-S750 contabilizou 930 unidades produzidas no ano passado.
Triumph: um dos principais lançamentos da marca inglesa no ano passado, a Tiger 900 soma 978 unidades produzidas em 2020.
Yamaha: Fazer 250 ABS é a motocicleta mais produzida pela marca dos três diapasões no Brasil em 2020, com 25.200 unidades fabricadas.
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