Os emplacamentos de motos cresceram 21% no 1º trimestre de 2024 em relação a igual período do ano passado, avançando de 357.047 para 432.288 unidades negociadas. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, associação que representa as revendas de veículos no país na última quarta-feira (3).
“O segmento vem sendo influenciado positivamente, por uma série de fatores nos últimos anos, como o aumento dos serviços de entrega e a busca por um transporte individual econômico. Neste início de 2024, o crédito começou a dar sinais de melhora e colabora para essa alta expressiva”, disse o presidente da entidade, Andreta Jr.
Em março foram emplacadas 152.670 motocicletas, alta de 12% sobre as 136.292 lacradas em fevereiroe de 4,6% sobre março do ano passado, quando foram licenciadas 145.936 motos. A expectativa da Fenabrave é que o segmento de motos cresça 16% sobre 2023, fechando o ano com 1,83 milhão de unidades emplacadas.
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Já as vendas de motos elétricas recuaram no período. Segundo a entidade, foram emplacadas 1.674 unidades, volume 28,18% inferior ao total lacrado ano passado. “Trata-se de um nicho específico e ainda de baixo volume, com opções limitadas de modelos”, diz Andreta Jr.
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Na participação por marcas, o destaque de março vai para a Bajaj, que emplacou 785 unidades e fechou o mês no 10º lugar do ranking da Fenabrave. Este é o melhor resultado da marca indiana desde a sua estreia no Brasil.
Honda (106.474), Yamaha (27.295) e Mottu (5.495) ocupam o top-3 mensal. No acumulado do ano as três seguem nas mesmas posições: Honda (305.954 unidades emplacadas), Yamaha (74.085) e Mottu (15.011).