O mercado de motos segue aquecido, registrando números expressivos de vendas em 2023. E segundo a Fenabrave, entidade que representa concessionários no país, o segmento encerrou o semestre com 779.707, alta de 22,5% sobre as 636.681 unidades lacradas em igual período de 2022.
A entidade diz que as motos continuam sendo boa opção para mobilidade individual em substituição ao transporte público e ao automóvel, assim como para quem trabalha com entregas.
Em junho, os emplacamentos de motos somaram 140.312, recuando 13% sobre as 161.438 unidades licenciadas em maio, mas avançando 16% em relação a junho de 2022, quando foram emplacadas 120.865 motos.
Vale destacar que, apesar dessa desaceleração, o resultado de junho é o terceiro melhor do ano, atrás apenas de maio e de março, mês encerrado com 145.945 unidades emplacadas.
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O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, comenta que a queda nos emplacamentos em junho está relacionada a um dia útil a menos – 21 em junho contra 22 em maio. “O segmento de motocicletas se mantém aquecido, mesmo com a desaceleração registrada em junho, mas entendo que esta é uma categoria que tem acumulado resultados bastantes consistentes ao longo de 2023”, comenta o executivo.
A Fenabrave lembra que a aprovação de financiamentos também é um problema para fomentar as vendas do setor, e diz que a solução são as cartas de crédito do consórcio.
Já a projeção da entidade para emplacamentos de motos segue mantida, ou seja, a Fenabrave acredita que 2023 se encerrará com mais de 1,4 milhão de motos emplacadas, o que corresponde a um aumento de 9% sobre as 1.362.129 unidades lacradas ano passado.
Confira a galeria com as 20 motos mais emplacadas no 1º semestre
Participação por marcas
A Honda continua dominando o mercado brasileiro de motos, com 555.012 unidades emplacadas e 71,2% de participação. Porém, essa participação é menor do que no mesmo período do ano passado, quando a marca respondia por 76% das vendas.
Já a Yamaha segue na vice-liderança, com 147.772 emplacamentos no período. A participação da marca dos diapasões no mercado brasileiro no período avançou de 16,4% em 2022 para e 18,9% em 2023.
Quem fecha o top 3 é a Mottu, com pouco mais de 20 mil emplacamentos e 2,7% de share no Brasil.