As motos seguem em alta no Brasil! Em setembro, o segmento foi o único da indústria nacional de veículos a apresentar alta nos emplacamentos na comparação com agosto.
Segundo o último levantamento apresentado pela Fenabrave, a entidade que reúne as associações de concessionários, o mês fechou com 108.848 motocicletas emplacadas, terceiro melhor resultado do ano.
Os emplacamentos de motos no período avançaram 5,98% em relação a agosto, quando 102.708 unidades foram registradas. Na comparação com o mesmo mês de 2020, que teve 99.625 unidades emplacadas, a alta é de 9,26%.
Em setembro, o setor como um todo registrou retração de 4,43% na comparação com agosto, enquanto em relação a setembro de 2020 a queda foi de 14,37%. O total de veículos emplacados no mês foi de 281.054 unidades.
Voltando a falar de motos, o segmento acumula 841.481 unidades licenciadas de janeiro a setembro, um avanço de 33,34% sobre as 631.070 motocicletas emplacadas em igual período de 2020.
“A produção está sendo absorvida pelo mercado. A procura por motos cresceu na pandemia e é interessante observar como essa tendência ficará no futuro, especialmente nas grandes cidades”, diz Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.
A entidade destaca que as aprovações de crédito tem girado em 4,8 cadastros a cada 10 enviados aos bancos, e projeta um crescimento de 22,9% em 2021, superando as estimativas anteriores, que eram de 16,2% previstos em julho e 17,7% nas projeções divulgadas pela Fenabrave em janeiro.
Confira a galeria das 20 motos mais emplacadas em setembro
Participação de mercado por marcas
Na participação por marcas a Honda segue isolada na liderança, com mais de 634 mil motos emplacadas no ano, o equivalente a 75% do mercado nacional. Na sequência aparece a Yamaha, com 152 mil motos licenciadas e 18% de market share, resultado que só não foi melhor por causa da paralisação das atividades da empresa em maio e setembro por falta de componentes.
Depois aparecem Shineray (9.631 motos emplacadas e 1,14% do mercado), BMW (9.070 unidades / 1,08% do mercado) e Kawasaki (6.779 unidades / 1,08% de market share).
Também merece destaque o desempenho da Royal Enfield, que aparece no 7º lugar, com 4,657 unidades emplacadas de janeiro a setembro, um avanço de 185% sobre o mesmo período do ano passado. Esse crescimento da marca, que aparece à frente de Dafra e Triumph no ranking, é reflexo do aumento do portfólio de produtos e da expansão da rede, composta atualmente por 20 concessionários no país.
Em agosto, a marca de origem inglesa e que atualmente é controlada por indianos teve 1.038 unidades emplacadas, seu melhor resultado desde o início das atividades no Brasil, em 2017.