O que nós podemos evitar surpresas quando vamos viajar de moto, pois o básico podemos fazer na garagem, certo?
As opções de destinos no nosso país são inúmeras, portanto, para onde apontarmos a frente da moto, chegaremos em lugares incríveis.
O que olhar antes de viajar de moto?
Estar com a moto preparada para viajar é o básico, contudo, precisamos ter o mínimo de conhecimento para minimizar risco de ficar na mão.
Abaixo algumas dicas simples que vai lhe ajudar a se preparar e também, conhecer um pouco mais de sua moto.
Gasolina e bateria
Se sua moto ficar muito tempo parada com gasolina no tanque, ela pode criar borras e também, perder suas propriedades.
Se for ligar a moto e sentir uma “enfraquecida” na partida, fique atento, a bateria precisa receber carga ou ser trocada.
Dica: Hoje temos auxiliares de partida e carregador de bateria que cabem na mala, são relativamente pequenos e podem te salvar.
Pneus e freios
A moto muito tempo parada pode ressecar os pneus e baixar a calibragem, portanto mantenha os pneus calibrados como recomendado pelo fabricante.
O desgaste deve ser olhado também, verifique o Tread Wear Indicator (ou TWI), pois ele mostra o limite de desgaste.
Outro ponto é o tempo pois, alguns fabricantes indicam que, após 5 anos de uso, alguém especializado avalie as condições do pneu.
Contudo, se sua moto é daquelas “de garagem” e seu está a 10 anos na moto, recomenda-se a troca.
Com os freios, em suma, olhe as pastilhas dentro das pinças que conseguirá ter uma idéia do desgaste, contudo, verifique o disco de freios também se não está desgastado ou com ondulações.
Foto: Divulgação
A moto está fazendo barulho ao frear ou os manetes/pedal estão mais baixos também são sinais que precisa ser levados em consideração.
Se ela for freio a tambor, tem que tirar a roda para verificar e limpar as lonas de freio
Vídeo sobre o uso de pneus remoldados: https://youtu.be/hFjumVz6l9Y?si=8No93dGybNN_Wy_e
Corrente, cardã e correia
A corrente dá sinais de desgaste, pois ela vai ficando mais “barriguda”, contudo, ela deve ser limpa e lubrificada. Olhe as folgas da corrente na coroa também, ela pode mostrar desgaste e ficar “folgada”.
A moto passou por água, lama e poeira, tem que ficar atendo com o cardã! Pois, com a água acumulada pode enferrujar.
Outro ponto do eixo cardã que deve ser olhado é a coifa pois, se estiver ressecada ou folgada, vai deixar passar água e poeira, o que pode danificar o sistema.
Preventivamente leve ao mecânico para inspecionar a cada 20 mil km, pois o óleo lubrificante e a graxa (especial) serão trocados.
A correia dentada recebe cuidado diferente, olhe se está tensionada corretamente e no lugar.
Nível de fluidos
O óleo do motor deve ser observado a viscosidade, cor e nível com a motocicleta em piso plano e reta, com motor frio. A moto foi ligada? Se sim, espere uns 5 minutos para o óleo escorrer e confira o nível.
Fluído de freio deve ser olhado também se está no nível, pois, se o manete ou pedal de freio estiverem muito baixos, deve-se checar com atenção.
Se o motor da sua motocicleta é arrefecido com líquido, cheque o nível também pois, ele deve se manter como recomendado no manual.
Iluminação e sinalização
A iluminação é fácil de checar, basta ligar a chave da moto e acionar piscas, freios, farol alto, farol baixo e pronto!
Documentação para viajar de moto
É necessário conferir se está tudo em dia. O documento da moto a sua habilitação. Leve sempre o documento impresso por segurança pois, o telefone pode dar problema e o impresso pode te salvar.
Vai viajar de moto para fora do país? Se informe a respeito das regras para estrangeiros pois, a falta de algum documento pode acabar com sua viagem.
Confira se o seguro da motocicleta e seu pessoal tem abrangência e validade para sua viagem, pois as leis são diferentes e assim estará mais tranquilo.
Usando o bom senso para viajar de moto.
Todos nós precisamos levar ferramentas, pelo menos o essencial, pois, mesmo que você não tenha conhecimento nenhum, pode encontrar alguém que tenha.”
Ao viajar de moto devemos prestar atenção às bagagens, pois carregar peso desnecessário pode sobrecarregar a moto.
Fazer um planejamento mínimo é questão de segurança! Mesmo sem ter um destino específico, contudo, gaste alguns minutos antes e escolha uma direção a seguir e deixe alguém avisado.
Ao viajar de moto, a chance é menor de acontecer alguma “surpresa” com essas dicas, pois sabemos que sempre pode acontecer algum imprevisto. Bom passeio!
A sua moto de off-road precisa de cuidados também, olhe aqui: https://motociclismoonline.com.br/especiais/quatro-cuidados-extras-que-as-motos-off-road-precisam-receber/