A Triumph apresenta uma iniciativa para se aproximar das mulheres motociclistas e ampliar a presença do público feminino no universo das motos, o Women For The Ride, projeto pensado e desenvolvido exclusivamente por funcionárias da montadora.
Segundo Luana Michelucci, que trabalha no Marketing da Triumph e integra o comitê responsável pro projeto, o empoderamento feminino é uma pauta crescente em vários segmentos e não pode ficar de fora do motociclismo. “Percebemos a necessidade de falar diretamente com as mulheres. Por isso criamos um comitê feminino dentro da empresa para dar força e reunir diferentes experiências vividas no motociclismo”, destaca Luana.
Segundo o comitê responsável pelo Women For The Ride, o projeto está baseado em três pilares: “Produto”, “Social”, “Experiências e treinamentos”. Partindo desse princípio, elas consultaram mais mulheres e estabeleceram as primeiras iniciativas direcionadas ao público feminino, além do lema principal do projeto, que é “Despidos de matéria somos todos iguais” – em alusão à personagem Catrina, com origem na cultura mexicana, que é representada pelo esqueleto de uma mulher.
Para o primeiro pilar, o comitê sugeriu o lançamento de uma moto personalizada que marcasse a criação do programa. Elas convocaram o artista Samuel Lenzi para criar um logo que estampará as unidades da Street Twin que forem compradas por mulheres no mês de agosto. A personalização será feita com adesivo para facilitar uma futura venda da moto.
Para o pilar de Experiências, a primeira ação prevê a realização de cursos de pilotagem do Triumph Riding Experience (TRX) com turmas exclusivas para mulheres. “Elas buscavam uma oportunidade de se divertirem com a motocicleta junto de um público basicamente feminino”, destaca Evelyn Lima, do Marketing do TRX e integrante do comitê do Women For The Ride. Estão programadas turmas exclusivas para mulheres em outubro para os cursos de pilotagem On-Road 1 e On-Road 2. Além disso, também serão realizados treinamentos especiais com a participação de mecânicas mulheres.
Já o pilar Social busca engajar as motociclistas em ações sociais. Uma delas, em andamento, será a doação de produtos de higiene pessoal para a população de rua do centro de São Paulo, em setembro – iniciativa em parceria com o chef Henrique Fogaça, Embaixador da Triumph, que vem distribuindo marmitas para este público durante a pandemia.
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Além da Triumph, recentemente a Royal Enfield anunciou o lançamento de uma ação dedicada ao público feminino. A fabricante indiana trouxe ao país o Buld Train Race (BTR), programa que visa aproximar as mulheres das competições de Flat Track e do mundo da customização de motos.
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E as marcas acertam em se preocuparem com o público feminino, pois o número de mulheres portadoras da CNH categoria A teve um crescimento exponencial nos últimos anos, passando de 4 milhões em 2011 para mais de 7 milhões em 2019, segundo dados do Denatran. Ou seja, praticamente dobrou em menos de 10 anos. Que mais marcas possam se espelhar nestas ações e expandam o diálogo com as mulheres!