A nova Tiger 1200 foi desenvolvida para quem gosta de desbravar os caminhos. Não se importa se a estrada tem ou não pavimento, mas se você reconhece que a tecnologia da moto, de fato tem que ajudar a divertir na pilotagem e torná-la inegavelmente sempre mais segura.
Dessa forma, os engenheiros da Triumph trabalharam duro na nova Tiger 1200 e conseguiram construir uma moto muito mais leve, bem como ágil e emocionante para elevar o padrão na pilotagem das motocicletas big trail com conforto e eficiência, seja pelo asfalto ou pela terra.
Leveza
Antes de mais nada, um dos objetivos no desenvolvimento da Tiger 1200 foi torná-la mais leve e ágil para qualquer piloto. Ao todo, a moto ficou 25 quilos mais leve que a versão anterior e até 17 quilos mais leve que a concorrente mais próxima.
A distribuição de peso foi melhorada, assim como o centro de gravidade diminuído. As modificações fizeram uma diferença claramente perceptível na condução, com o aumento de sua leveza e agilidade em qualquer terreno.
Tecnologia
Acima de tudo, são muitas as novidades mecânicas e tecnológicas da nova Tiger 1200, a começar pelo novo chassi, mais estreito ele foi aliviado. Nesse sentido, o tradicional motor de três cilindros recebeu inúmeras modificações e, além de ter ficado 14 quilos mais leve, ganhou o sistema de explosão, batizado pela Triumph de T-Plane, que oferece muita elasticidade e respostas mais imediatas ao giro do acelerador desde baixas rotações, tornando as acelerações mais incisivas e muito emocionantes.
Os números de potência e torque máximos da nova Tiger 1200 (150 cv a 9.000 rpm e 13,2 kgf.m a 7.000 rpm) a deixam no topo do segmento mais desejado dos motociclistas que amam as viagens e não renunciam ao desempenho.
Em primeiro lugar, a elasticidade do motor chama a atenção, com ele é possível fazer passeios tranquilos e contemplativos, mas também subir seus níveis de endorfina na corrente sanguínea, se você assim desejar, acelerando e contornando curvas pelo asfalto ou pilotando com derrapagens controladas no off-road. Prova da versatilidade na utilização da nova Tiger 1200.
Entre os controles e sistemas eletrônicos destacam-se:
- Até seis modos de pilotagem (incluindo modo de Off-road Pro);
- Sistema Triumph Shift Assist (para mudanças de marcha super-rápidas sem o acionamento da embreagem);
- Sistema de radar de ponto cego Triumph (Blind Spot Radar), nas versões Explorer;
- Assistente de subida de rampa (Hill Hold);
- Painel de instrumentos em TFT de 7” com conectividade via Blue Tooth.
Versões
Do mesmo modo, a Triumph tem à disposição a versão Rally, voltada aos motociclistas mais aventureiros, ou seja, aqueles que gostam de pilotar por terrenos inóspitos. Assim sendo, suas rodas raiadas, de 21” na dianteira e 18” atrás, com pneus de uso misto sem câmara e suas suspensões semiativas de longo curso, permitem superar qualquer tipo de obstáculo e chegar a lugares onde alcançá-los parecia coisa da sua imaginação.
A versão GT foi pensada para os motociclistas que preferem o asfalto, mas que não rejeitam uma aventura no fora de estrada. As rodas de liga leve têm aro de 19” na dianteira e 18” atrás. Elas são combinadas com a geometria de cáster e ângulo maior.
O trail e curso das suspensões levemente menor são oferecidos com a finalidade de levar ao motociclista mais estabilidade e conforto para contornar as curvas.
A versão Explorer, em ambas (GT e Rally) vem equipada com tanque de combustível de 30 litros, o que certamente lhes permite muito mais autonomia para chegar ainda mais longe em cada jornada.
Todas as versões da Tiger 1200 têm disponível o pacote Touring acima de tudo. Nele, as motos são equipadas com todos os suportes e as malas Givi (laterais e top box). Inegavelmente uma excelente opção de fato para quem faz questão de viajar e valorizar sua motocicleta. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena e é bem menor do que o da concorrência.
A Triumph oferece
O custo para fazer o seguro das novas Tiger 1200 não é motivo de preocupação, a Triumph, em parceria com o banco Santander oferece as melhores apólices, com no máximo 5% (exceto para o Rio de Janeiro e sujeito a análise) do valor da moto, contra 10% da maioria dos seguros existente no mercado.
A Triumph oferece muitos serviços extras que valorizam e facilitam a vida dos proprietários de suas motos. O TRX (Triumph Riding Experience) é um exemplo. Este é o nome do programa que a Triumph oferece a seus clientes que contempla viagens e cursos de pilotagem pelo Brasil e exterior.
Outro serviço inovador e de sucesso é o Triumph Rental que oferece ampla gama de modelos da marca para locação com preços convidativos. Dessa forma, basta consultar a concessionária da marca mais próxima de você e sair com sua moto preferida.
Equipamentos extras
Além da ampla gama de equipamentos para pilotagem (jaquetas, botas e luvas) de alta qualidade assinados pela Triumph, a marca também oferece o Intercomunicador Sena 505 de longo alcance (até 3 quilômetros), que pode conectar até 6 headsets simultaneamente, tem carregamento ultrarrápido, alto-falante de alta definição e 14 horas de duração da bateria.
A nova Tiger 1200 foi pensada para oferecer mais facilidade na pilotagem. Eficácia e segurança para qualquer nível de motociclista também estão entre os quesitos, tornando-se a nova referência no segmento.
Para completar a experiência com sua nova Tiger 1200, a Triumph faz a campanha Tiger 1200 Epic Adventures. Nela, os proprietários contam suas experiências, compartilham e comprovam sua satisfação. (www.eudetiger1200.com.br)