Willie-G.Davidson
Especiais

The G: customização homenageia lendário designer da H-D

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/12/2021
  • Por: Willian Teixeira

Neto de Willian A. Davidson, um dos fundadores da Harley-Davidson, Willie G. Davidson é o homem que ficou 50 anos à frente da divisão de design da Harley-Davidson, criando para a lendária marca norte-americana icônicos modelos como Street Glide e Fat Boy.

Tamanha história levou o designer, que está aposentado desde 2012, a receber uma homenagem do time da House of Harley-Davidson: a “The G”, customização inspirada na icônica Low Rider 1977, que também é uma criação de Willie G, o simpático senhor da foto abaixo.

Para construí-la, os customizadores da House of Harley-Davidson Milwaukee utilizaram uma Low Rider S 2020. A criação teve início quando Tommy Donnelly, gerente-geral da Houseof Harley, estava trocando ideias para uma nova customização com o mestre pintor Jace Hudson, da The Fast Life Garage.

The G: customização homenageia lendário designer da H-D

“Enxergamos a oportunidade de preparar uma motocicleta especial como um tributo àquele que é provavelmente o maior designer de motocicletas de todos os tempos, Willie G. Davidson”, explicou Tommy. “Nossa loja está sediada na cidade natal da Harley-Davidson, e como o Willie G. mora não muito longe daqui, era a oportunidade perfeita de construir uma motocicleta baseada na plataforma Softail mais recente, mas dedicada ao Willie e à sua Low Rider 1977”, comenta Donnelly.

As equipes técnicas e de manutenção da concessionária aderiram imediatamente ao projeto. “Como tínhamos na loja o novo modelo Low Rider S, o conceito da customização logo passou a girar em torno da ideia de elaborar uma versão hot rod atualizada da Low Rider 1977 original do Willie G., que foi crucial para a popularização do conceito de uma motocicleta “customizada na fábrica”.

The G: customização homenageia lendário designer da H-D

Veja também:
LDK transforma Yamaha XT 600 em Scrambler militar
BMW mostra R 18 customizada por Shinya Kimura
MOTOCICLISMO apresenta 22ª edição do Motocatálogo

Jay Vanknocker, o técnico mestre da House of Harley, partiu para a ação e começou a construir um motor exalador de fogo, e com o gerente de manutenção Harper Hemenway encarregado da construção de modo geral, os patrocinadores não tardaram a aparecer e a se envolver rapidamente no projeto.

A usina de potência da Low Rider foi equipada com um kit de desempenho 131 e um comando de válvulas de corrida da Harley-Davidson®, respirando através de um corpo de acelerador de 70 mm, com a potência transmitida para a roda traseira por meio de uma conversão do acionamento por corrente e de um braço oscilante de alumínio Trac Dynamics Gen 2.

As rodas Rocker, com 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira, foram instaladas e receberam freios aprimorados, com suportes feitos sob medida. Um assento novo, junto com uma carenagem T-Sport e estribos da Original Garage Moto, conferiu o visual de Dyna estilo clube que a equipe estava procurando.

Com os fundamentos da construção instalados, a lataria foi despachada para a The Fast Life Garage para a criação do ambicioso e extraordinário esquema de cores baseado na paleta de cores tradicional da Harley-Davidson, em preto e laranja, com destaques folheados a ouro e prata e o logotipo Bar &Shield incorporado.

Com o próprio Willie G. praticamente morando no quintal da House of Harley, os para-choques foram enviados para a casa dele para serem assinados, e um capacete combinando foi personalizado com uma pintura da icônica imagem de Willie G. na época da bem-sucedida recompra da AMF.

The G: customização homenageia lendário designer da H-D

A estreia da motocicleta aconteceu na Exposição de Motocicletas e Renascimento da Música no Tennessee, onde foi condecorada como a Melhor da Exposição.

“A motocicleta acabou saindo melhor que a encomenda”, disse Tommy. “Levando em conta os desafios que enfrentamos por não termos todas as peças em mãos antes de começar, os atrasos na entrega por conta da Covid-19 e o fato de que estávamos construindo a motocicleta fora do expediente da concessionária, o visual ficou fantástico, e o funcionamento é fantástico também”.

Se olharmos para a postura e o estilo da The G e sua orientação ao desempenho, fica claro que os modelos FXR da Harley-Davidson foram a grande inspiração da construção, então não foi nenhuma surpresa descobrir que tanto o Tommy quanto o Harper são fãs da plataforma FXR, em termos de estilo e dirigibilidade.

The G: customização homenageia lendário designer da H-D

“Dá para ver que a influência da FXR está muito forte no mundo da Harley® neste momento, com os motociclistas voltando a adotar as carenagens e os alforjes ‘Concha de Molusco’ ao estilo FXRT”, disse Tommy.

“O quadro da FXR foi considerado o melhor que a Harley-Davidson já produziu, o que com certeza era um fato àquela altura, e acho que ele agora é tendência para os motociclistas mais jovens — digamos, dos 22 aos 45 anos. Tenho 43 anos e ainda adoro as FXRs. A motocicleta na qual me sinto mais confortável é a Low Rider S, seja o modelo Dyna ou o Softail mais recente, devido ao peso, à potência e a tudo que você pode fazer para customizá-la. Foi por isso que escolhemos a Low Rider S como plataforma para a The G”.

Desde que a construção ficou pronta, a motocicleta está em exposição no showroom da House of Harley, mas não se enganem: a motocicleta está à mostra e também à venda, e já foi submetida a uma pilotagem radical. Para garantir que a motocicleta seja vista e apreciada, Tommy a pilotou até o Harley-Davidson Museum® para a Bike Night, além de ser exposta Biketoberfest, realizada no último mês de outubro.

“Tenho saído por aí pilotando essa motocicleta sempre que a oportunidade se apresenta”, disse Tommy. “Ela é fantástica de se pilotar, é como um foguete espacial. Sua potência é uma loucura. Tenho uma Low Rider S 2017 e a diferença de peso e potência entre as duas é impressionante”.

“Para ser sincero, somos apenas um monte de caras que curtem motocicleta, e tem esse outro cara que mora na nossa cidade e mudou para sempre o conceito de design de motocicletas, então não existe maneira melhor de mostrar nossa gratidão do que construir uma motocicleta do jeito certo e expressar um pouco do amor que sentimos pelo Willie G.”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado