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Sim à Motocicleta: Maio amarelo – paz no trânsito começa por você

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/05/2024
  • Por: Redação

Será que você acredita mesmo nesta frase: “Paz no trânsito começa por mim”? Você respeita o trânsito? Respeita outros motociclistas, ciclistas, pedestres, motoristas? Segue direitinho as orientações das leis de trânsito? Respeita as velocidades máximas indicadas para cada local? Usa capacete e equipamentos de proteção? Poderia colocar aqui dezenas de perguntas para realmente avaliar se a “paz no trânsito começa por você”.

Rodar de moto parece simples, mas não é: são inúmeras as responsabilidades que se assume ao ligar o motor da máquina e acelerar. Nós da MOTOCICLISMO estamos aqui com a nossa campanha do Sim à Motocicleta justamente para alertar sobre todos esses temas de trânsito, que acabam se refletindo na nossa sociedade.

A faixa azul em grandes cidades é um caminho para a paz no trânsito (Foto: Divulgação)

O Maio Amarelo joga luz sobre o trânsito

Em maio acontece a campanha Maio Amarelo, que já completa 11 anos. Portanto, você e a sua motocicleta vêm sendo vistos através de uma lupa e discutidos por várias entidades preocupadas com a segurança no trânsito. É um momento de reflexão, de pensar se realmente você é o cara da paz.

Paulo Guimarães, CEO do Observatório do Trânsito, entidade que organiza o Maio Amarelo, explica: “Este ano, além desse chamamento de conscientização individual, promovido pela campanha, estamos avançando com o movimento além das fronteiras. Teremos o lançamento Internacional do programa na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, com a participação de representantes dos governos da Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile.

O trânsito só irá melhorar quando motoristas e motociclistas mudarem o comportamento – Foto iStock

O Sim à Motocicleta, feito em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), apoia o Maio Amarelo. Este mês, além desta reportagem, mostraremos inúmeros acontecimentos envolvendo você, os seus companheiros das ruas e as suas motos!

Tem muito caminho pela frente

Os dados do Sistema de Informações de Mortes (SIM) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus) mostram que a quantidade de óbitos anuais no trânsito brasileiro cresce, ainda que pouco. Em 2022, o Brasil teve 33.894 óbitos no total do trânsito, um aumento de 81 óbitos em comparação com os dados de 2021, o que representa uma variação percentual de 0,24%.

A motocicleta vem em terceiro lugar no fatídico ranking de aumentos percentuais de mortes. Os modais que mais cresceram entre 2021 e 2022 foram: automóvel (3,50%); ônibus (1,61%); motocicleta (0,97%); e pedestre (0,71%). Os modais que apresentaram reduções foram: bicicleta (-2,53%); caminhão, ocupantes de transporte pesado (-4,84%).

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Em 2022 as vítimas do sexo masculino foram a maioria do total de mortos no trânsito, em todos os modais, representando 83% dos óbitos. A faixa etária com a maior quantidade de mortes no trânsito naquele período foi de jovens entre 20 e 24 anos. Considerando apenas o sexo feminino, a faixa etária com um maior aumento de mortes entre 2021 e 2022 foi a de 75 a 79 anos, com uma variação de 46%.

Os números não mentem!

Entre as inúmeras ações promovidas pelo Maio Amarelo, aconteceu a palestra do Instituto de Radiologia da Universidade de São Paulo (USP). O Dr. Jorge dos Santos Silva, diretor do corpo clínico, trouxe dados impressionantes da Organização Mundial de Saúde que mostram o problema global.

Ele usou como exemplo os números de óbitos do ano de 2015, em todo o planeta: 1.250 milhão de pessoas morreram por conta de acidentes de trânsito. Além da questão social, isso gerou um custo para os países de US$ 100 bilhões de dólares nesse ano, por conta das despesas que um acidente causa. Em países de média e baixa renda, esse custo chegou a representar de 1% a 2% do PIB. Daria para acabar com a fome de muita gente nesse mundo!

Os acidentes de trânsito estão na 12a posição no ranking de óbitos de todas as idades. Tudo entra nesse ranking, como óbitos por guerras ou por doenças. Quando a faixa etária se restringe dos 5 aos 29 anos, os acidentes de trânsito pulam para o primeiro lugar desse lamentável ranking de mortes globais.

E no Brasil? Como estamos?

O Dr. Jorge dos Santos Silva falou também sobre números gerados no Brasil. Veja que houve um crescimento de 83,9% da frota nacional de todos os veículos em circulação. Passamos de 64.817.974 em 2010 para 119.227.657 em 2023, segundo dados do Ministério do Transporte. Considerando só automóveis, o crescimento da frota foi de 66,2%. Mas as motos tiveram um crescimento recorde de 93% nesses 13 anos (de 2010 para 2023). Até o ano passado, a frota de motos no Brasil era de quase 27 milhões de veículos (26.928.037).

A boa notícia é que houve uma diminuição no número de óbitos no mesmo período: de 42.844 em 2010 para 33.894 em 2022, redução de 20,89%, considerando todos os modais.

Adote o tema do Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você (Foto: iStock)

Tem muita gente falando mal dos motociclistas e suas motos, que são perigosas, um problema para o trânsito e por aí vai. Mas veja que os números não mentem. O mercado de motos brasileiro mais que dobrou em pouco mais de uma década. Já o número de acidentes com duas rodas aumentou apenas 35,57% de 2010 para 2022.

Não é motivo para comemorar, mas vamos dizer que a situação poderia ser bem pior. No Brasil, as fabricantes de motos, as entidades como a ABRACICLO, os órgãos do governo estão empenhados, trabalhando arduamente em busca de menos acidentes, de mais civilidade e de mais gentileza no trânsito.

Adote o tema do Maio Amarelo como seu objetivo pessoal! Afinal, a paz no trânsito começa por você.

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