SIM-A-MOTOCICLETA-MAIO-AMARELO-GUSTAVO-EPIFANIO
Especiais

Maio Amarelo: um mês dedicado à segurança no trânsito

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/07/2024
  • Por: Redação

O mês de maio virou símbolo para as ações voltadas para a segurança viária e luta pela vida no trânsito. O movimento Maio Amarelo fomenta a paz no trânsito para todos

A campanha Sim à Motocicleta, com apoio da Abraciclo, tem como objetivo o fomento do uso da motocicleta, mas sempre com foco na boa utilização da moto, no respeito às leis de trânsito, na manutenção preventiva, na utilização de equipamentos de segurança e no constante aperfeiçoamento da pilotagem.

A campanha converge com o movimento Maio Amarelo, também apoiado pela Abraciclo, mês escolhido para fazer a maior mobilização social de conscientização pública em prol de um trânsito mais seguro.

Por todo o Brasil foram realizadas ações educativas com todos os protagonistas do tráfego urbano, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. O slogan da campanha, “Paz no trânsito depende de você,” serviu para mostrar nesses eventos os problemas enfrentados no trânsito por todos. Nos detivemos nas ações para motociclistas feitas pela Abraciclo e por algumas fabricantes de motos, durante o mês de maio.

No final do mês passado, por sinal, foi feita uma blitz na zona norte da cidade de São Paulo onde os motociclistas foram direcionados para tendas montadas no clube Tietê. Lá, eles passaram por uma imersão de informações e atividades com o intuito de ajudar na conscientização de um dos personagens mais vulneráveis do trânsito, os motociclistas.

Assim que os motociclistas entraram no espaço do evento, foram encaminhados para a primeira tenda, onde puderam conhecer números estatísticos e os principais motivos de acidentes envolvendo motos, além de informações sobre equipamentos de segurança e comportamento, necessários para preservar a vida no trânsito.

Demonstrações do pit-stop de Maio Amarelo

A Honda estava demonstrando os vícios e mau uso do freio dianteiro, com o famoso dedo no manete durante a pilotagem, onde um instrutor mostrava que esse hábito pode prejudicar uma frenagem de emergência, já que esse posicionamento pode manter a moto acelerada, “empurrando-a” ao mesmo tempo em que o freio é acionado. Outro experimento que a Honda levou para os motociclistas foram óculos que embaralham a visão, simulando o estado de embriaguez. Tudo para mostrar o quanto o álcool pode ser perigoso para rodar no trânsito, ainda mais sobre uma motocicleta.

A Yamaha, por sua vez, trabalhou a questão do ponto cego. E montou um cenário com um carro e três motos, todas colocadas onde os motoristas não conseguem enxergá-las. Seria necessário, no mínimo, um movimento do corpo para se aproximar do espelho retrovisor para chegar aos pontos cegos do veículo. Um exercício importante para conscientizar sobre o perigo dessas posições quase invisíveis para os motoristas.

Um dos maiores motivos de apreensão de motos pela Polícia Militar de São Paulo, assim como os documentos em atraso, é o mau estado dos pneus. Por isso, a instituição colocou alguns policiais para explicar e demonstrar como identificar o momento certo para a troca dos pneus, com várias amostras de diferentes tipos e estados de pneus. A ação foi muito esclarecedora para todos que passaram por ali.

O Corpo de Bombeiros levou algumas motocicletas utilizadas pelos paramédicos nos resgates a acidentados e convidou os motociclistas presentes a conhecer o ambiente virtual de aprendizagem da instituição, onde são ministrados cursos de primeiros socorros gratuitos. Esse ambiente podia ser acessado imediatamente através de um QR code.

Maio Amarelo: ações com motofretistas

Ainda no fim de maio, a Yamaha também realizou um evento para os entregadores do iFood com foco na conscientização para segurança viária. A capacitação foi voltada para cerca de 80 entregadores da plataforma de entrega. A ação contou com um simulador, da Younder, especialista em educação para mobilidade, onde nele os participantes puderam vivenciar situações reais vividas diariamente no tráfego urbano. Os entregadores também puderam pilotar suas motos recebendo dicas dos instrutores da Yamaha.

No mês de maio as ações com motociclistas se intensificam, mas a maioria das marcas faz ações como essas durante o ano, com treinamentos, palestras e demonstrações com foco na segurança dos motociclistas, o que promove o aumento de conhecimento e de consciência de quem pilota motos. Se você é motociclista, faça a sua parte para tornar o trânsito mais seguro e amigável. Pilote sempre com precaução e bem equipado.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado