
Citamos no texto anterior as “dores” dos motociclistas, mas temos que pensar no outro lado, os carros!
Assim, dizem que quem chega primeiro é o dono. Pois bem, vamos direto ao ponto fazendo um uma paráfrase ao ditado “Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?”
Para nossa realidade a pergunta é: quem surgiu primeiro? O carro ou a motocicleta? Você tem um palpite a respeito?
Primeiramente, existe uma linha de raciocínio que nos leva a pensar que o automóvel é o aperfeiçoamento da motocicleta, devido ao conforto e à segurança. Contudo, outra linha nos diz que a motocicleta é a evolução do automóvel, devido à agilidade/praticidade e à economia.
Pense por cinco minutos a respeito antes de começar a ler o próximo parágrafo, e faça sua escolha. Qual linha de raciocínio combina mais com seu pensamento, ok?
Cinco minutos depois
Voltando lá para o ano de 1817, o barão alemão Karl von Drais criou um veículo chamado de “Laufmaschine” (máquina de corrida em alemão).
Era composto por um quadro de madeira, duas rodas do mesmo material e um guidão. Era movida pelos pés tocando o chão, igual essas “novidades” atuais chamadas de bicicletas sem pedais para criança.

Sendo assim, se essa bicicleta surgiu primeiro, a evolução seria colocar um propulsor, certo? Calma, o assunto é complexo…
Há muito, muito tempo atrás, por volta de 3.500 A.C na Mesopotâmia surgia a carroça. A “carroceria” era feita de madeira e couro, e as rodas eram troncos puxadas por um tipo de cavalo conhecido como onagro.
Agora que você já conheceu a origem dos dois segmentos e com essa diferença de idade entre a carroça e a bicicleta, ficou fácil…
Carro ou motocicleta, quem chegou primeiro ao mundo?
Falando sobre registros no mundo mais atual, por incrível que pareça, o Benz Patent-Motorwagen é considerado o primeiro automóvel moderno do mundo, pois surgiu em 1886, obra do inventor alemão Karl Benz.

Por sua vez, a primeira motocicleta foi feita de madeira e usava correia de couro na tração e atingia velocidade máxima de 18 km/h. Ela foi fabricada pelos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, contudo, em 1885! Um ano antes do automóvel!
Falando de Brasil, ousaríamos dizer que “as coisas” aconteciam rápido no passado, pois, em 1891, nada mais nada menos que Alberto Santos Dumont desembarcava no porto de Santos um Peugeot Type 3 trazido de Paris!

Por outro lado, a nossa primeira motocicleta, segundo a história, foi trazida pelo italiano Miguel Latorre. Era uma Motovere de dois cilindros modelo 1908.
Portanto, quem chegou primeiro por aqui foram os automóveis e hoje são a grande maioria em nossas ruas e avenidas. Por isso, é justo ouvirmos as sugestões que os motoristas têm para os motociclistas para buscar maior harmonia no trânsito.
Ainda falta espaço no trânsito
Primeiramente, a falta de espaço é, e sempre será, um problema no trânsito. As peripécias feitas pela engenharia para melhorar são muitas, contudo, a quantidade de veículos aumenta muito mais rápido.
Já reduziram a largura das faixas, fizeram corredores específicos, mudaram sentido de ruas, tiraram estacionamentos, implantaram rodízios, enfim, mas parece que não adianta, pois a frota é imensa!
Agora, os acidentes acontecem, é natural devido ao volume de veículos nas ruas, mas, se apenas tentássemos fazer a nossa parte como indivíduos, ajudaríamos um pouco.

Sempre tentamos “ajeitar” a nossa situação, mesmo que seja cometendo uma infração, pois os órgãos responsáveis não dão conta de fiscalizar tudo.
Já foi pleiteado algo semelhante com o que acontece em cidades da Europa que sofrem com a falta de espaço, o pedágio em áreas centrais.
Quer circular de carro? Pague! Tá certo que, para isso, as pessoas têm que ter uma rede de transporte público que funcione.
LEIA MAIS: Sim à Motocicleta: Por uma convivência saudável
E para melhorar isso por nossa conta? Perguntamos aos motoristas!
Por isso, ouvimos os motoristas de automóveis que usam o carro como veículo de trabalho, meio de locomoção ou apenas por lazer, para saber quais as dicas que dariam aos motociclistas, para que, juntos, possam conviver melhor e em harmonia no trânsito.
Dos muitos acidentes que vivenciamos no dia a dia, a maioria dos responsáveis está em motocicletas e automóveis, portanto, ninguém melhor que eles para dar as dicas de como melhorar a situação. Vamos a elas:

1 Velocidade no corredor: muitos motociclistas andam muito rápido e colados nos outros nos corredores, portanto, se ocorrer qualquer situação de risco, o primeiro motociclista até pode conseguir frear, mas os outros que vêm “grudados” provavelmente não vão conseguir. Se andarem mais devagar e derem distância, dá tempo de frear ou desviar.
2 Buzina: mesmo com o trânsito parado, sem espaço para os carros se movimentarem, muitos motociclistas passam buzinando como se não houvesse amanhã. Isso não ajuda em nada, só incomoda e aumenta o estresse coletivo, pois, assim como os motociclistas, os motoristas também estão querendo chegar ao seu destino. Se buzinar fizesse o trânsito melhorar, seria ótimo, mas só gera estresse.

3 Cordialidade: principalmente nas marginais da capital, o corredor que se forma de motocicletas entre os carros, impede a mudança de faixa dos automóveis. O motorista está com a seta ligada, mas não consegue mudar de faixa porque o motociclista não dá oportunidade.
Seja mais cordial
Estenda a cordialidade invejável de motociclista para motociclista para uma cordialidade de pessoa para pessoa, independentemente do veículo utilizado.
4 Medo: em geral, os motoristas têm medo dos motociclistas por várias razões, mas a violência é o maior motivo para isso. Os maus motociclistas são exceção, mas são os que deixam a má impressão sobre todos os demais. Tenhamos mais respeito, pois existem todo tipo de pessoas ao volante. Não precisa ser assim.

5 Sinalização: muitos motociclistas não usam seta para sinalizar mudanças de direção no trânsito e “cortam” a frente do veículo abruptamente. Isso pode gerar uma frenagem emergencial que, muitas vezes, não é percebida por quem vem atrás, que inclusive pode ser outra motocicleta, que talvez não consiga frear.
6 Estradas: é inaceitável estar passeando com a família na estrada e, do nada, passarem motos costurando em alta velocidade muito próximo aos automóveis, como se estivessem em uma pista de corrida. No tempo de olhar no retrovisor, não ver nada, dar a seta e entrar, surge outra moto. Lugar de acelerar é no autódromo, para a segurança de todos.
Motoristas e motociclistas: vamos melhorar o trânsito para todos?
Da mesma maneira que as dicas dos motociclistas para os motoristas são simples de serem seguidas, as dos motoristas também o são. Ou seja, cada um no seu veículo, tem o poder de mudar para melhor a segurança e o trânsito, nas grandes cidades principalmente. Você topa dar o exemplo?
Deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn