Mais 8,1 km de faixa azul foram entregues em São Paulo nesta quinta (2). Com os novos corredores exclusivos para motociclistas, a capital paulista alcança 98,2 km de Faixa Azul. A meta da Prefeitura é de que a cidade tenha 200 km da nova sinalização até o fim deste ano.
A nova sinalização está na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, em ambos os sentidos. A Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro, também recebeu a faixa azul.
LEIA MAIS:
Teto para motos? Na Índia isso já existe
Três motivos que reduzem a vida útil do óleo de motos
Visão da Indústria: Não aos pneus remold para motos
Além delas, a sinalização também foi entregue no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques, na na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
Até o final de maio, a Prefeitura deve entregar mais 20 km de faixa azul em seis trechos.
Vias que terão Faixa Azul até o final de maio
- Avenida Doutor Gastão Vidigal
- Avenida Braz Leme
- Avenida Presidente Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf,
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro,
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello
- Avenida Eliseu de Almeida
As vias com autorização para receber o corredor exclusivo para motos até o fim do ano
- Estrada de Itapecerica;
- Avenida Senador Teotônio Vilela;
- Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira;
- Avenida Inajar de Souza;
- Avenida do Cursino;
- Avenida Jorn. Roberto Marinho;
- Avenida Escola Politécnica;
- Rua Vergueiro;
- Eixo Norte/Sul (sentido Santana);
- Elevado Pres. João Goulart;
- Avenida Aricanduva;
- Avenida Dr. Ricardo Jafet;
- Avenida Prof. Abraão de Morais;
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Gov. Carvalho Pinto;
- Avenida Dom Helder Câmara/Calim Eid;
- Avenida Pirajussara;
- Rua Sapetuba
CET: transitar na Faixa Azul é 20 vezes mais seguro
As faixas azuis que vêm sendo implantadas pela Prefeitura colaboram para o aumento da segurança dos motociclistas que trafegam nas vias que já receberam a sinalização. Na Avenida dos Bandeirantes, trafegar na faixa azul foi 20 vezes mais seguro do que fora dela. É o que mostram os dados dos últimos levantamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicam o número de acidentes pela taxa de severidade. Os dados foram coletados nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, que têm faixas para motos desde 2022.
Na Avenida 23 de Maio, a taxa de severidade dentro da faixa ficou em 4,68. Fora da Faixa Azul, essa taxa foi de 14,35, número três vezes maior do que dentro dela, ou seja, é três vezes mais perigoso circular fora dessa sinalização.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews
Na Avenida Bandeirantes, a diferença é ainda maior. A taxa para os acidentes dentro da faixa foi de 1,22, enquanto fora dela, a taxa de severidade foi de 24,72. Portanto, na Bandeirantes, de acordo com a última medição, que leva em conta os dados coletados entre outubro de 2022 e janeiro de 2024, foi 20 vezes mais seguro trafegar dentro da Faixa Azul do que fora dela.
Ainda não há uma taxa de severidade para outras avenidas, pois a CET ainda está analisando os dados das demais vias que receberam a Faixa Azul e vai atualizar a metodologia para cumprir uma alteração nas exigências da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O cálculo da taxa de severidade considera o volume de veículos, a extensão da via e a gravidade dos acidentes ocorridos em um determinado período.