O projeto da R 18 teve início em 1922, quando o engenheiro Mark Fritz, um dos responsáveis pela divisão de motores de aviões da BMW, recebeu a missão de construir uma motocicleta. Ele e sua equipe, conceberam e construíram do zero a R 32, o primeiro veículo motorizado da BMW, lançado em 1923.
Um marco para o mercado de motocicletas e para a BMW que acabava de entrar para um negócio no qual se tornaria referência mundial.
Legado R 5
O segundo modelo da BMW, a R 5, foi lançada na metade da década de 1930 e trouxe muita inovação com componentes inéditos à época como a suspensão dianteira telescópica e a alavanca de câmbio no pé, componentes utilizados em suas motos de competição.
A R 18 é uma releitura contemporânea que se identifica fielmente com os primeiros modelos e reacende o início da história BMW Motorrad. Por isso, além do design clean e despojado, totalmente inspirado nas suas precursoras, a R 18 ainda combina com suas linhas os mais modernos componentes e eletrônica de última geração.
Componentes
Quem aprecia motos, vai observar as linhas fluidas e arredondadas da R 18, do formato do tanque e do banco relembram a R 32 e R 5. O motor boxer e a balança traseira que a faz parecer uma autêntica rabo-duro e o eixo-cardã exposto e cromado compõe harmonicamente o design com as enormes ponteiras cromadas.
Componentes que dão brilho e realçam seu desenho e valorizam a reluzente pintura que remete à da R 5, um primor de acabamento em seus mínimos detalhes.
A iluminação é total LED e o belo farol redondo, além de assinar o design histórico, oferece excelente capacidade de iluminação e permite ver mais longe. Na traseira a lanterna acoplada aos piscas permitiu deixar em destaque o belo para-lama sem nenhum penduricalho, como nas antecessoras.
Cruiser confortável
A R 18 tem uma boa ergonomia e é bastante confortável. O banco é espaçoso e as pernas vão bem-posicionadas, quase a 90° e é muito fácil apoiar os pés no chão, o largo guidão finaliza a boa postura da R 18 ao melhor estilo custom.
Empurrão de respeito
A centenária configuração do motor de dois cilindros boxer da BMW evoluiu muito nesses 100 anos. O motor da R 18 é o maior motor em capacidade volumétrica que a BMW já construiu, são 1802 cm³ capazes de gerar 16,1 kgf.m de torque a apenas 3.000 rpm, um empurrão de respeito capaz de enrugar o asfalto e te jogar para trás, se você acelerar com vontade e não estiver agarrado ao guidão com força, uma sensação ímpar para quem a pilota.
Esse motor também permite rodar suavemente em passeios contemplativos se você assim desejar, e o câmbio de seis marchas de engates suaves e precisos ajuda a manter a suavidade no passeio. Pegada que só um motor com a configuração boxer dos cilindros é capaz de proporcionar.
Ciclística
Estruturalmente a R 18 tem um moderno chassi duplo berço ao qual faram integradas parrudas bengalas de 48 mm de diâmetro e o monoamortecedor traseiro está escondido sob o banco para que a balança traseira se transforme em uma extensão do chassi como uma autêntica rabo-duro, assim como a primeira moto da BMW, a R 32. Um elo importante com o passado para reviver o início de um legado que perdura até os dias de hoje na BMW-Motorrad.
O sistema de freios tem na roda dianteira de 19 polegadas dois discos de 300 mm com pinças axiais de quatro pistões, atrás a roda de 16 polegadas recebeu um conjunto igual. Ambos são assistidos por ABS e são eficientes para pará-la em qualquer situação.
Evolução da R 18
A R 18 também tem um pacote eletrônico completo, nele destacam-se: três modos de pilotagem (Rain, Roll e Rock), ABS, controle dinâmico dos freios e do freio-motor, controle de estabilidade (ASC), controle de velocidade cruzeiro, assistente de partida em subida, sistema de partida sem chave (keyless) e tomada 12 V.
A R 18 é oferecida em três cores: Black Storm Metallic, Vermelho Mars Metallic, Verde Manhattan e a versão 100 anos. Todas têm garantia de três anos. A BMW oferece um amplo pacote de acessórios para você deixar sua R 18 do jeito que você imaginar. A versão Black Storm Metallic ganhou ainda marcha a ré e aquecedor de manoplas para deixá-la ainda mais exclusiva.
A versão comemorativa de cem anos recebeu detalhes cromados no tanque, nas tampas do motor e pedais de câmbio e freio, banco exclusivo Option 719, Kit passageiro e sistema de escape esportivo, que a diferenciam e a tornam ainda mais exclusiva.
A BMW serviços financeiros tem a solução ideal para você com várias opções de planos que se adequam as suas necessidades, seja no financiamento, seja no consórcio. Você pode fazer uma simulação através do simulador pelo site https://www.bmwselect.com.br/?utm_medium=produto&utm_source=motorrad&utm_campaign=simule-seu-financiamento, ou através de um executivo de vendas das concessionárias da marca.
Se você é fã das motos da BMW e do estilo Cruiser/custom você deve conhecer e fazer um test ride com a R 18, você vai se surpreender!