Abraciclo Especiais Mercado

Produção de motos no Brasil atinge 3º maior volume da história

  • Publicado: 11/08/2025
  • 2 Minutos de leitura

A indústria de motos no Brasil continua a todo vapor e registrou o melhor desempenho dos últimos 14 anos. De acordo com dados divulgados pela Abraciclo (associação do setor), a produção acumulada até julho superou a marca de 1,1 milhão de unidades.

Com 1.141.011 motocicletas fabricadas no período, houve um aumento de 12,4% em relação a 2024, quando foram produzidas 1.015.201 unidades. Esse resultado representa o terceiro maior volume já registrado na história do setor.

F 900 R na fábrica da BMW Motorrad em Manaus
Fábrica da BMW em Manaus (Foto: Divulgação)

É importante destacar que o levantamento da Abraciclo contempla apenas suas associadas. Nesse sentido, marcas sem ligação à entidade como Shineray e Mottu, por exemplo, não possuem seus volumes produtivos listados nesta pesquisa.

Produção de motos desacelera em julho

Em julho, a produção chegou a 140.262 motocicletas, uma queda de 4,7% na comparação anual e de 9% em relação a junho. A Abraciclo explicou que a redução era esperada, devido a férias coletivas e manutenções programadas nas linhas de produção.

Dominar 400 na linha de montagem da Bajaj em Manaus
Modelos street lideram produção no acumulado do ano (Foto: Divulgação)

Destaques por categoria e cilindrada

  • Categorias: As motos da classe Street lideram a produção no acumulado até julho de 2025, representando 50,9% do volume fabricado. Em seguida, vêm as Trail (20,9%) e as Motonetas (13,6%).
  • Cilindradas: As motos de baixa cilindrada dominaram a produção em julho, com 76% do total. As de média cilindrada representaram 20,7%, e as de alta cilindrada, 3,3%.

Vendas no varejo e exportações

As vendas no varejo também seguem em alta. De janeiro a julho, foram licenciadas 1.222.758 motocicletas, um volume 12,2% maior que o registrado no mesmo período de 2024. Este é o melhor resultado histórico para o segmento.

Fábrica da Harley-Davidson em Manaus
Exportações de moto também estão em alta, mas recuaram em julho (Foto: Divulgação)

Julho, em especial, se destacou com 193.212 emplacamentos, o que representa o segundo melhor mês de julho da história.

Já as exportações cresceram 13,1% no acumulado do ano, com um total de 21.290 unidades embarcadas. No entanto, houve retração no resultado mensal de julho, com uma queda de 14,1% na comparação anual.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado