PainTTless: campeã sem tinta e sem medo
Especiais

PainTTless: campeã sem tinta e sem medo

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/09/2012
  • Por: jmesquita

<p>Na primeira semana de agosto, aconteceu a edição 2012 do AMD World Championship<br />
of Custom Bike Building, em Sturgis, Alemanha. Um campeonato de construtores de<br />
motocicletas customizadas, considerado o mais exigente do mundo.</p>

<p>Na categoria estilo livre a Thunderbike PainTTless, motocicleta rica em detalhes e que<br />
impressiona pelo alto nível de customização, ficou com o prêmio. O motor utilizado é<br />
um Harley-Davidson Ironhead V-twin de 987 cm³, retirado de uma Sportster ano 1984.<br />
O propulsor foi completamente restaurado e modificado esteticamente para se alinhar a<br />
proposta da PainTTless. A alimentação ficou por conta de um carburador Amal.</p>

<p>O nome PainTTless (sem tinta em uma tradução livre) se deve ao fato de a motocicleta<br />
não ter tinta aplicada, apenas tratamento com níquel para proteção das partes metálicas.<br />
O “TT” do nome é em homenagem a famosa corrida de rua realizada na Ilha de Man, já<br />
que o modelo utiliza alguns componentes de motos que já participaram da tradicional e<br />
perigosa prova. A transmissão é de uma Harley-Davidson WLA 1939 e a ignição Bosch<br />
é de 1938.</p>

<p>Na suspensão dianteira, ainda que as barras guiem o curso da suspensão, na parte<br />
superior estão pequenas molas com amortecedores que atuam como suspensão,<br />
buscando o equilíbrio dinâmico entre as partes. Uma montagem incomum em<br />
customizações desse tipo. Na roda dianteira é muito fácil acreditar que o freio é do tipo<br />
tambor, mas se olhar atentamente verá que o sistema é com disco e pinça com quatro<br />
pistões, por sinal, muito bem escondidas pelo belo desenho do aro.</p>

<p>A motocicleta campeã foi criada pela Thunderbike, uma concessionária Harley-<br />
Davidson de Hamminkeln, Alemanha. O responsável pelo projeto é Andreas<br />
Bergerforth e o sucesso com esse projeto é fruto de muita experiência. Antes de ganhar<br />
esse prêmio com sua equipe, já tinham vencido algumas vezes a edição AMD europeia<br />
e ficaram entre os cinco melhores em edições anteriores da competição mundial.</p>

<p>A motocicleta demorou oito meses para ser construída e teve custo aproximado de US$<br />
150 000. A inspiração foram as corridas do início do século 20, realizadas nos bancos<br />
de areia de Bonneville, nos Estados Unidos.</p>

<p>Confira o vídeo e a galeria de imagens! </p>

<p><iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="281" src="http://www.youtube.com/embed/P88xfQMJd6U" width="500"></iframe></p>

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado