Especiais

Opinião: 2026, um ano promissor e desafiador | Visão da Indústria

  • Publicado: 01/02/2026
  • Atualizado: 30/01/2026 às 9:51
  • 2 Minutos de leitura

O ano de 2026 começa carregado de expectativas, dúvidas e oportunidades. Para muitos, ele se apresenta como um período desafiador, marcado por transformações rápidas, instabilidades e a necessidade constante de adaptação.

Mudanças no cenário econômico, social e tecnológico exigem resiliência, criatividade e coragem para enfrentar o novo. No entanto, é justamente nesses desafios que se escondem as maiores possibilidades de crescimento.

Também promete ser um período relevante para o setor de motopeças, marcado por um panorama de crescimento e desafios simultâneos. Tanto fabricantes quanto distribuidores e oficinas deverão sentir os efeitos combinados de um mercado de motocicletas fortalecido e de pressões econômicas que exigem adaptação e estratégia.

No Brasil, a produção de motocicletas vem se destacando nos últimos anos, com crescimento significativo em 2025 e expectativa de que o volume de produção também ultrapasse 2 milhões de unidades em 2026, um indicador importante para a demanda por peças e componentes ao longo da cadeia produtiva.

Em um ano em que, além das eleições, teremos o início do corte de juros pelo Banco Central até março, o marco do déficit fiscal das contas públicas, a inflação ainda acima da meta e a desaceleração do nível de atividade econômica, que levará o PIB brasileiro a crescer em um patamar menor que o de 2025, o desafio será grande.

A Reforma Tributária, cujos ciclos de adaptação já se iniciaram, exigirá uma leitura muito atenta por parte de empresas de todos os setores, inclusive dos consumidores. Ainda estamos em fase de adaptação, mas os impactos serão amplos e profundos.

Abraciclo

Precisamos nos preparar. Por fim, mas não menos importante, o calendário nacional também terá impacto expressivo. A concentração de feriados e eventos de grande mobilização, como a Copa do Mundo, reduzirá dias úteis e exigirá planejamento cuidadoso e consistente.

Com todos esses desafios, desejo a todos os leitores da MOTOCICLISMO, um excelente ano, com muito sucesso e sabedoria para alcançar os resultados necessários para nossos negócios.

*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado