A Honda CB 1300 deixou muitos motociclistas órfãos no Brasil quando deixou o mercado, por volta de 2011. Mas a dedicação do mecânico Carlos Alberto Martinez, o Kabello da oficina Target Race de São Paulo, SP resolveu dar vida nova a um exemplar da CBzona adquirido em leilão e mostrar que ela ainda tinha muito a rodar pela frente. Mas não sem passar por uma completa reformulação.
O dono da moto, um empresário da construção civil, segundo Kabello, lhe deu carta branca para decidir qual o melhor projeto e como executá-lo. “Tudo foi pensado e executado como se a moto estivesse sendo feita pra mim, ao meu gosto”, conta Kabello. Foi então que o mecânico e sua equipe resolveram prestar homenagem à CB 750 Daytona Racer, modelo de competição feito para participar da icônica corrida de 200 milhas realizada nos Estados Unidos. Entretanto, a arquitetura naked da CB 1300 favorecia mais uma café racer e foi o que fizeram.
Depois vieram as dezenas de peças usinadas em alumínio. Rabeta e tanque também foram criados especialmente pra ela e o mesmo aconteceu com o moderno farol de LED. Transformar as rodas de liga leve em rodas raiadas exigiu um trabalho de pura engenharia, tudo para unir aro ao cubo por meio de 32 raios de aço em cada roda. “Foram muitas horas de paciência e usinagem. A roda dianteira 3,5 polegadas e a traseira 6 polegadas e aros 100% alinhados. Estão calçadas com pneus de perfil esportivo”, explica o mecânico. No total, a moto levou 18 meses para ficar pronta.
Já no motor, apenas um ajuste fino. O tetracilíndrico de 1 284 cm³ DOHC arrefecido a líquido oferece os 111 cv de potência suficientes para empurrar a café racer pelas ruas e estradas, deixando para trás um belo som saído das duas ponteiras de escape produzidos artesanalmente. Um belo trabalho da Target Race em seu primeiro projeto de café racer.
Fotos: Denis Armelini / MinutoMotor