Tem novidade da Yamaha para proporcionar mais segurança para os motociclistas. A casa de Iwata – que tem a ousada meta de zerar as mortes de motociclistas até o ano de 2050 – vem trabalhando em um novo sistema que promete maior segurança em situações de baixa velocidade, como paradas em semáforos ou congestionamentos.
Batizado de Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS), o dispositivo atua para estabilizar motocicletas em baixas velocidades por meio do controle das forças motrizes e de direção.
Com a palavra, o criador do novo sistema da Yamaha
De acordo com Akitoshi Suzuki, líder do projeto do AMSAS, uma das características principais do sistema é que ele possui uma arranjo altamente aplicável às motocicletas já existentes, visto que sua instalação não requer modificações no quadro.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
- Os segredos do motor da nova Honda Hornet
- Veja as 20 motos mais emplacadas no 1º trimestre de 2023
- Yamaha revela linha 2024 de MT-03 e R3 com poucas mudanças
Em desenvolvimento, o protótipo do sistema usa uma YZF-R25 de produção equipada com uma central inercial de 6 eixos e atuadores de direção. Segundo a empresa, esse sistema possui sensores que monitoram o movimento da moto, permitindo correção imediata caso sejam detectadas oscilações ou instabilidade do piloto.
“Na partida ou na parada, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 5 km/h, o atuador de direção preso ao guidão assume o controle”, explica Akitoshi Suzuki. Nesse sentido, o sistema de auxílio faz com que a moto se movimente em baixas velocidades sem cair, independentemente do nível de habilidade do condutor.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Além de oferecer mais estabilidade, o AMSAS também tem outros recursos que aumentam a segurança tanto para piloto quanto para garupa, como uma função de frenagem que é acionada automaticamente quando um obstáculo é detectado na via, assim como sinalizadores de risco de colisão para alertar o condutor sobre perigo de acidente com outros veículos ou objetos estacionados.
Outro ponto de destaque do novo sistema da Yamaha é que ele também atuará como auxiliar de estacionamento, permitindo que a moto possa se estacionar sozinha, proporcionando maior conforto aos pilotos que têm mais dificuldades em manobrar em espaços apertados, ou mesmo motociclistas mais inexperientes.
Por um mundo sem mortes em acidentes de moto
O novo sistema de assistência integra uma iniciativa da Yamaha que visa zerar o número de acidentes fatais com suas motocicletas até o ano de 2050. Vale lembrar que no final do ano passado a marca dos diapasões anunciou uma busca por “um mundo sem acidentes”. E para isso, a empresa se baseia em três pilares:
- Tecnologia: recursos que auxiliam na tomada de decisões, melhora na direção e reconhecimento de perigos, sempre preservando a integridade física dos pilotos;
- Habilidades: aperfeiçoamento dos conhecimentos e capacidade de pilotagem dos condutores;
- Conectividade: incentivo à conexão entre pessoas e máquinas para fornecer feedbacks à marca em questões de segurança.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS