Especiais

MV Agusta Superveloce 1000 Serie Oro: confira a galeria dessa obra de arte

  • Publicado: 13/05/2025
  • 5 Minutos de leitura

A MV Agusta, sinônimo de motocicletas que transcendem a funcionalidade para se tornarem verdadeiras obras de arte, apresenta sua mais recente criação em edição limitada: a Superveloce 1000 Serie Oro. E embora seu coração pulsante seja um motor de quatro cilindros em linha capaz de entregar mais de 200 cavalos de potência, adornado com bielas de titânio e válvulas radiais, na Serie Oro, a estética rouba inegavelmente a cena.

Nas palavras de Stefano Campaci, da MV Agusta, a Superveloce 1000 Serie Oro foi concebida para evocar desejo tanto em motociclistas apaixonados quanto em admiradores leigos – uma atração visceral, um verdadeiro “romance” materializado em forma. Seguindo os passos da aclamada Superveloce 800, a MV Agusta mais uma vez entrega uma motocicleta que é pura poesia em movimento.

Simbiose entre passado e futuro

Para materializar essa “forma do desejo”, o Centro Stile MV Agusta mergulhou no passado da marca, buscando familiaridade e inspiração na lendária GP500 de 1972. Essa icônica máquina de competição já ostentava asas aerodinâmicas muito antes de se tornarem um elemento onipresente no MotoGP atual, tornando-se a tela perfeita para a releitura moderna da Superveloce 1000 Serie Oro – um elo visual direto entre o passado glorioso e o presente vanguardista da MV Agusta. A linha mestra dessa conexão temporal são, inequivocamente, as asas, integradas de forma orgânica ao design da carroceria em fibra de carbono, e não meramente apêndices como visto em outras motocicletas de produção inspiradas no MotoGP.

Além das asas, a filosofia de design da Superveloce 1000 Serie Oro orbita em torno de linhas horizontais elegantes, que se iniciam no farol redondo – uma clara homenagem ao legado da MV – e percorrem toda a extensão da motocicleta até a sua rabeta. Essa linguagem de design horizontal pode ser observada nas carenagens fluidas, no esculpido tanque de combustível e até mesmo nos quatro canos de escape produzidos pela Akrapovic, uma reverência direta a outra icônica tetracilíndrica da MV, a lendária F4. Na metade inferior da moto, outra linha horizontal sutil chama a atenção: o pequeno winglet elegantemente integrado ao recorte da carenagem inferior.

A reverência ao passado glorioso da MV Agusta não se limita à aerodinâmica e ao escape. A roda traseira da Superveloce 1000 Serie Oro estabelece uma semelhança impressionante com a da icônica F4 750. Pequenos toques estilísticos, como os sutis raios, foram adicionados ao conceito original e mantidos intactos na versão de produção, demonstrando a atenção meticulosa aos detalhes.

LEIA MAIS: Yamaha Tracer 7 2025 chega totalmente renovada em design e tecnologia

O motor

Sob a sua pele escultural reside o conhecido e potente motor de quatro cilindros em linha de 998 cc da MV Agusta, um propulsor que tem sido aclamado ao longo dos anos. Com seus 208 cavalos de potência e um torque robusto de 8,9 kgf.m aliado a uma taxa de compressão elevada de 13,4:1 e componentes de titânio (bielas e válvulas radiais), este motor é capaz de atingir rotações elevadas com desenvoltura. A alimentação é garantida por oito injetores, e corpos de borboleta Ride-by-Wire (RBW) de 50 mm admitem o ar com precisão.

Gerenciando toda essa potência está o sofisticado MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System) da MV Agusta. Utilizando uma plataforma inercial como seu núcleo, o controle de tração, o anti-wheelie e o ABS atuam em sinergia para otimizar a performance em altas velocidades ou intervir para garantir uma pilotagem mais segura. Quatro modos de pilotagem distintos, controle de cruzeiro e um quickshifter bidirecional (autoblipper) completam o pacote eletrônico de ponta.

O motor reside no tradicional e eficiente chassi em treliça de aço com placas laterais em alumínio. A balança monobraço, uma assinatura visual da MV Agusta, também possui um ângulo de pivô ajustável, permitindo refinar a dinâmica da motocicleta. Como seria de esperar em uma máquina desta calibre, os componentes são de nível premium em toda a sua construção. A Öhlins fornece garfos eletrônicos NIX de 43 mm com ajuste eletrônico de compressão e amortecimento de retorno (a pré-carga permanece manual). O amortecedor traseiro é uma unidade eletrônica Öhlins TTX com o mesmo nível de ajuste do garfo. A frenagem é confiada a discos dianteiros de 320 mm mordidos por pinças Brembo Stylema, com a Brembo também fornecendo o cilindro mestre.

Pequenos grandes detalhes

O requinte da Superveloce 1000 Serie Oro se estende aos detalhes mais sutis. Ela vem equipada com um módulo GPS integrado que se comunica diretamente com o aplicativo MV Ride. Através deste aplicativo, é possível inserir destinos e receber instruções de navegação curva a curva diretamente na tela TFT de 5,5 polegadas. Para os entusiastas de dados de pilotagem, a função Registro de Viagem permite gravar informações detalhadas de cada trajeto, incluindo rota, velocidade, marcha utilizada, ângulo de inclinação, altitude e tempos de viagem. É até possível compartilhar a rota e os dados com outros usuários através do aplicativo MV Ride.

Mesmo para aqueles que preferem a privacidade de seus passeios, um dos recursos mais interessantes do aplicativo é a capacidade de personalizar as diversas configurações da motocicleta através do modo de pilotagem customizável, que pode ser renomeado e até mesmo compartilhado com outros proprietários da Superveloce 1000 Serie Oro. Dessa forma, um acerto ideal para uma estrada favorita (ou até mesmo para uma pista) pode ser salvo e compartilhado com outros.

Como em todas as edições limitadas da MV Agusta, o exclusivo cliente da Superveloce 1000 Serie Oro recebe um kit dedicado para sua motocicleta. Este kit especial inclui um certificado de autenticidade e origem da motocicleta, com a mesma numeração do veículo, e uma capa de motocicleta dedicada para proteção quando estacionada. O kit dedicado também contempla:

  • Banco do passageiro em couro e Alcantara
  • Pedais e suportes para passageiros
  • Protetores de calcanhar do passageiro em carbono
  • Manetes de freio e embreagem usinadas em CNC
  • Placas de ajuste de altura para o pino do braço oscilante

A MV Agusta Superveloce 1000 Serie Oro não é apenas uma motocicleta; é uma declaração de paixão, uma verdadeira “forma do desejo”, uma celebração da história e uma ode à beleza e à performance elevadas à sua máxima potência.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado