Topo-Alta
Especiais

Motostory lança livro Duas Rodas e uma Nação

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/03/2022
  • Por: Redação

Mais de uma década após o surgimento da ideia, o Motostory lançará o primeiro livro dedicado a contar a história da motocicleta no Brasil. “É a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios e me inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada.” diz Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial da obra.

Em 256 páginas, a publicação tem o desafio de reunir 120 anos de histórias das motocicletas no Brasil. Para isso, foi feito um intenso trabalho de pesquisa, reunindo vários documentos e retratos da época, relatos coletados com quem vivenciou as mudanças no passado e também, lembranças e recortes de uma rica história deixadas por aqueles que já se foram. Detalhes contados que colocam o leitor em pé de intimidade com os personagens e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.

Motostory lança livro Duas Rodas e uma Nação
Carlãozinho Coachman, responsável pelos projetos Motostory, Bikestory, pelo Centro Cultural Movimento e autor do livro Duas Rodas e uma Nação (Foto: Divulgação)

Veja também:
Cada vez mais mulheres assumem o comando em duas rodas!
Definidas as vencedoras do 23º Moto de Ouro
Conheça Socorro, nosso Destino Duas Rodas

Personagens como Justiniano Proença e sua incrível “garagem”, que reúne com incontáveis modelos e um belíssimo acervo, mas que faltava algo para contar as histórias por trás dessa coleção. “Moto é uma doença que a gente pega ainda pequeno, eu peguei do meu pai e transmiti para meu filho, que tenho certeza que vai manter essa história viva e reluzente quando eu não estiver mais aqui.”, conta Justiniano. 

Motostory lança livro Duas Rodas e uma Nação
Centro Cultural Movimento sediará o lançamento oficial do livro Duas Rodas e uma Nação (Foto: Divulgação/CCM/VGCOM)

Entra aí também, o fotógrafo Wel Calandria, que busca entender a essência daquilo que está fotografando, seja uma pequena e delicada joia ou um veículo grande e pesado, “quero chegar à raiz e mostrar o que alguém pensava quando criou aquilo. Enquanto um arquivo digital pode se perder com o tempo, o registro através do livro vai ser perpetuado e passado de geração em geração com aquelas imagens.”.

Duas Rodas e uma Nação é uma verdadeira produção literária de 256 páginas, cujo autor usou como referência uma exposição realizada no Guggenheim Museum, Nova Iorque, a “The Art of the Motorcycle”, que se tornaria um livro pouco tempo depois. “Naquele momento percebi que faltava uma obra dessa magnitude no Brasil, temos um grande mercado consumidor, pessoas que se afeiçoam as suas motos e muita história que poderia ser contada e registrada para as futuras gerações.”, comenta Carlãozinho. 

Motostory lança livro Duas Rodas e uma Nação

A obra “Duas Rodas e uma Nação” será oficialmente apresentada nesta sexta-feira no Centro Cultural Movimento, em Socorro (SP), a partir das 16h30. Inicialmente a publicação será vendida apenas no Museu, por R$ 150. Não pode ir até Socorro? Também haverá um evento em São Paulo, dia 9 de abril, na Moto Remaza de Moema.

Serviço
Lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação – Socorro (SP)
Data: 1º de abril de 2022 – sexta-feira
Horário:  16h30
Local: Centro Cultural Movimento – CCM
Endereço: Antiga Estação Ferroviária, Praça Rachid José Maluf, 83
www.centroculturalmovimento.com.br

Lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação – São Paulo – SP
Data: 9 de abril de 2022 – sábado
Horário:  das 10h às 13h
Local:  Moto Remaza
Endereço:  Avenida Ibirapuera, 2948
Indianópolis – São Paulo – SP

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]