Da próxima vez que você assistir ou acompanhar matérias sobre os campeonatos de motocross disputados pelo globo, preste atenção: uma motocicleta produzida no Polo Industrial de Manaus (PIM) pode ser a vencedora da competição.
O produto Made in Manaus é cada vez mais reconhecido por sua robustez para encarar – e superar – competições e percursos desafiadores, repletos de obstáculos.
Polo exportador de tecnologia
Nos últimos dez anos, o Brasil exportou para mais de 57 países, inclusive para mercados altamente exigentes como Estados Unidos, Canadá, França e Japão. Atualmente os principais destinos são, pela ordem, Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Canadá, Guatemala, Austrália, Costa Rica, Honduras e Chile. As categorias mais exportadas de Manaus são off-road, trail e scooter.
Mais do que o sucesso nas competições, é preciso comemorar o reconhecimento conquistado. A indústria brasileira possui um dos mais modernos ciclos tecnológicos, permitindo que uma mesma linha produza produtos para diferentes mercados.
Singularidades
O processo e a tecnologia aplicada são os mesmos. O que pode mudar são as particularidades de cada mercado: a lanterna, por exemplo, deve ser aquela que foi homologada pela legislação do país de destino.
Para encarar a viagem e evitar avarias, algumas partes das motocicletas, como guidão e motor, ganham proteções reforçadas com plástico ou espuma. Depois, são acondicionadas em caixas fechadas. Das fábricas de Manaus, seguem em balsas rumo a Belém (PA).
O transporte utilizado é o marítimo e pode levar algumas semanas. Afinal, as motocicletas podem ter como destino o outro lado do mundo, como, por exemplo, a Austrália e o Japão.
Moto de Manaus viajam prontas para o uso
Perceberam um detalhe? As motocicletas seguem prontas para rodar nas ruas de outros países. O processo utilizado não é o CKD (Completely Knock-Down), sigla em inglês utilizada pela indústria para veículos embalados e transportados em kits ou em partes.
A motocicleta brasileira chega em perfeitas condições de uso, com qualidade, inovação e segurança máximos. Além disso, está alinhada aos níveis de emissões dos mercados mais avançados, como os da União Europeia (Euro 5).
Sexto maior produtor mundial e contando com o maior polo fora do eixo asiático, o Brasil é sinônimo de eficiência, e as motocicletas produzidas em Manaus garantem segurança, confiabilidade, respeito ao meio ambiente e alto desempenho para todos os tipos de condução.
***Esta coluna é feita mensalmente pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares