A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo passam a contar com motocicletas equipadas com câmeras capazes de detectar veículos roubados ou em situação irregular.
As motos com câmera são 50 BMW F 850 GS que integram a frota da PM e serão destinadas a cidades como São Paulo, Santos e Sorocaba.

A capital paulista ainda terá outras 50 motos com câmera para a GCM, sendo todas do modelo Honda XRE 300. Elas serão usados em patrulhas e contam com sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).
A tecnologia permite a leitura automática das placas e o cruzamento das informações com bancos de dados oficiais, como as plataformas Córtex e Infoseg. Assim, é possível identificar clonagem ou adulteração e enviar alertas em tempo real para a própria moto que captou a imagem, permitindo a abordagem imediata pela equipe.

A iniciativa integra os programas Muralha Paulista e Smart Sampa, que usam videomonitoramento e inteligência de dados para combater crimes ligados à mobilidade urbana.
O Muralha Paulista já cobre 554 municípios, ou seja, mais de 80% do estado, com mais de 20,6 mil câmeras interligadas. Desde sua implantação, foram gerados mais de 100 mil alertas por leitura de placas e 3,1 mil por reconhecimento facial.

O Smart Sampa, por sua vez, conta com mais de 31 mil câmeras ativas, sendo cerca de 4 mil com tecnologia OCR. Desde 2024, o programa já resultou na captura de 1.614 foragidos, 3.081 prisões em flagrante, 79 pessoas desaparecidas localizadas e 17 ocorrências envolvendo veículos.