Especiais

Índia determina ABS obrigatório em todas as motos a partir de 2026

  • Publicado: 27/06/2025
  • 2 Minutos de leitura

O Ministério dos Transportes da Índia implementará uma nova norma que exige a instalação de freios ABS em todos os veículos de duas rodas fabricados no país. A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2026, abrangendo motocicletas, ciclomotores e scooters.

A legislação anterior indiana estipulava que motocicletas com cilindrada igual ou superior a 125 cm³ deveriam possuir ABS. Modelos de menor porte podiam utilizar o Sistema de Freios Combinados (CBS). Com a atualização, a obrigatoriedade do sistema antibloqueio (ABS) ao menos na roda dianteira será estendida a todos os modelos produzidos no país, independentemente da cilindrada.

ABS e a prevenção de acidentes

Os freios ABS são cruciais para a segurança veicular, especialmente em situações de emergência. Eles previnem o travamento das rodas durante a frenagem, modulando a pressão aplicada aos freios. Essa funcionalidade permite que o motociclista mantenha o controle e a estabilidade da moto, minimizando significativamente o risco de derrapagens ou perda de equilíbrio, sobretudo em condições de piso molhado.

Medida visa segurança, diz governo

Segundo dados do governo indiano, veículos de duas rodas estão envolvidos em 44% de todos os acidentes de trânsito no país. A expectativa é que a adoção universal do ABS contribua para uma redução substancial dessa estatística.

Além disso, a nova regulamentação indiana determina que dois capacetes sejam fornecidos aos consumidores no momento da compra de qualquer veículo de duas rodas, visando elevar a segurança tanto do condutor quanto do passageiro.

Apesar dos evidentes ganhos em segurança, a indústria de motocicletas estima que a nova norma possa ocasionar um aumento nos preços dos modelos de entrada. Este segmento é particularmente sensível a reajustes. Contudo, as autoridades indianas defendem que os benefícios em termos de vidas salvas e redução de sinistros superarão o impacto financeiro inicial.

A Legislação Brasileira

A nova norma indiana acaba sendo mais rígida do que a brasileira. A título de comparação, a legislação em vigor no Brasil desde 2019 exige que motocicletas com cilindrada igual ou superior a 300 cm³ sejam equipadas com ABS em ambas as rodas.

Já para modelos de menor cilindrada – que correspondem a maior fatia do nosso mercado – os fabricantes podem optar pelos sistemas antitravamento (ABS) ou combinado/unificado (CBS/UBS).

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado