<p>A tecnologia empregada nas motocicletas, em muitos pontos, equipara-se à dos carros. Porém, no que refere-se ao sistema de trocas de marchas os veículos em duas rodas estão mais acostumados a contar com o câmbio CVT (Continuous Variable Transmission), quando fala-se em automatização. Como pioneira no assunto, a Honda anunciou esta semana que lançará, em 2010, uma moto equipada com um dispositivo de embreagem dupla, similar aos encontrados nos automóveis.<br />
<br />
Apesar de não divulgar o produto que virá com o câmbio automático, tudo indica ser a aguardada VFR V4. De acordo com a Honda, o sistema possibilitará sensação muito mais esportiva a seus condutores e maior facilidade de pilotagem. E, ao mesmo tempo, conseguirá poupar consumo. Outra informação interessante é que a transmissão será compacta, o que permitirá a marca da asa adaptar-la a outras motos.<br />
<br />
Como ocorre nos carros, o câmbio poderá ser utilizado em três modos:<br />
<strong>D (drive):</strong> o controle fica todo a cargo do computador e deixa dois ou três cilindros em funcionamento, poupando combustível.<br />
<strong>M (manual):</strong> deixa as mudanças nas mão do condutor e o sistema de embreagem dupla prevê as trocas de marcha, otimizando o processo.<br />
<strong>S (sport):</strong> leva o motor a trabalhar nas máximas rotações, utilizando toda a potência da motocicleta.</p>
Deixe seu Comentário