A Harley-Davidson, mesmo após mais de um século de história e milhões de artigos, debates e conversas de bar, ainda guarda segredos e factos curiosos. Com uma nova geração se apaixonando pela mística de Milwaukee, muitos detalhes interessantes podem ter passado despercebidos.
Por isso, compilamos uma lista de 5 fatos pouco conhecidos da rica história da Harley-Davidson. Prepare-se para se surpreender, e sinta-se à vontade para compartilhar suas próprias curiosidades
1903 não foi o primeiro ano de produção da H-D
Em 1903, William Harley e Arthur Davidson concluíram sua primeira motocicleta, um projeto que levou dois anos para ser finalizado, contando com a assistência do designer alemão Emil Kroger. O sucesso inicial impulsionou a produção, e no ano seguinte, em 1904, mais dois protótipos foram fabricados. Um deles foi vendido ao Sr. Meyer e, notavelmente, acumulou impressionantes 83.000 milhas após passar por quatro proprietários. O ano de 1905 marcou o início da produção em “massa” para a Harley-Davidson, com a fabricação de oito motocicletas, consolidando os primeiros passos de uma lenda.

Bicicletas fabricadas pela H-D
Essa é uma curiosidade que poucos sabem, mas a lendária Harley-Davidson realmente fabricou bicicletas por um breve período, a partir de 1916. Essa empreitada não era incomum para a época, já que grande parte da nascente indústria de motocicletas teve suas raízes no negócio de bicicletas. Os componentes das bicicletas Harley eram produzidos pela Davis Sewing Machine Co., de Dayton, Ohio, e depois montados em Milwaukee. Apesar de serem modelos robustos e elegantes, as bicicletas da Harley enfrentavam um mercado saturado e eram consideradas caras. Com a motocicleta mostrando perspectivas de lucro muito mais promissoras, a Harley-Davidson encerrou suas operações de bicicletas em 1921, focando no que se tornaria seu legado global.

A H-D fabricou motores boxer de dois cilindros
A primeira incursão da H-D nesse formato foi com a W Sport de 584 cm³, produzida entre 1919 e 1922. Inspirada no design britânico da Douglas, essa moto usava um motor bicilíndrico oposto, com os cilindros dispostos em linha com as rodas. Apesar de entregar apenas seis cavalos de potência, seu baixo centro de gravidade garantia um manuseio incrivelmente ágil. Embora não tenha feito um grande sucesso de vendas nos EUA, a W Sport brilhou no exterior, com uma produção totalizando quase 10.000 unidades. Inclusive, a versão WJ, equipada com bateria e bobina, foi a primeira motocicleta a conquistar o famoso Monte Baldy.
A outra notável não V-Twin da Harley foi a XA de 1942. Essa máquina nasceu de um pedido específico do Exército dos EUA, que buscava os benefícios da transmissão por eixo. Assim, a Harley projetou um bicilíndrico oposto de 742 cm³, com o motor orientado no estilo BMW Boxer – uma clara influência alemã para atender às necessidades militares americanas. No entanto, a produção foi limitada a apenas 1.000 unidades. O Exército concluiu que a XA era muito cara, e o já consolidado WLA V-Twin de 45 polegadas já dava conta do recado com eficiência.

A Porsche projetou um motor V-4 para a H-D nos anos 70
Em meados da década de 1970, a Harley-Davidson embarcou em um projeto ambicioso que visava um novo segmento: o das sport-touring de peso médio. Batizado de Projeto Nova, essa moto futurista seria equipada com um compacto motor V-4 de 60 graus, refrigerado a líquido e com 800 cm³, cujo design foi assinado nada menos que pela Porsche. A ideia era lançar configurações esportivas, cruiser e até de corrida, mostrando uma faceta totalmente nova da H-D.
No entanto, a Harley vivia um período conturbado sob o guarda-chuva corporativo da American Machine & Foundry (AMF). À medida que a AMF se preparava para se desfazer da lendária marca, o Projeto Nova, apesar de um investimento reportado de US$ 9 milhões, foi tristemente arquivado. Empresas como Caterpillar, Bangor Punta e Fuqua Industries chegaram a manifestar interesse na aquisição da H-D. Por pouco essa história inusitada não se tornou realidade, e o mundo perdeu a chance de ver essa sport-touring V4 revolucionária nas ruas.

A H-D produziu motores 2 tempos em 1948
Embora a Harley-Davidson seja mundialmente reverenciada por seus icônicos motores V-Twin, poucos sabem que a marca também se aventurou no universo dos práticos motores dois tempos. Essa incursão se deu de uma maneira bastante peculiar: como resultado da vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, os espólios de guerra foram divididos entre a Harley-Davidson e a BSA da Grã-Bretanha, concedendo aos americanos o uso da tecnologia do confiável monocilíndrico 2 tempos da DKW.

Em meados de 1970, uma motocicleta foi produzida no Brasil em uma parceria com a Motovi. Ela era equipada com um motor 2 tempos de 125 cm³ e é uma das únicas motocicletas da H-D produzida fora dos Estados Unidos, e tornou-se uma grande raridade.

Você conhece a história da Harley-Davidson e sabe de mais algum fato desconhecido pelos amantes da marca americana de motocicletas mais famosa? Deixem seus comentários.
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