As habilidades do off-road, são como um curso de mestrado intensivo em pilotagem. Comparado ao asfalto, a margem de erro desaparece drasticamente, forçando você a operar a motocicleta em um mundo de tração instável, superfícies imprevisíveis e movimento constante. A única coisa que o salva é sua própria habilidade.

É o ambiente onde cada mau hábito é exposto e eliminado. Ao dominar a arte de pilotar no imprevisível, você voltará para a rua como um motociclista totalmente diferente: mais rápido, mais calmo e infinitamente mais seguro. Você estará pronto para reagir quando o inesperado acontecer. Melhor ainda, você se posicionará para evitar que as situações se tornem perigosas.

Aprenda a pilotar com pouca aderência
Na rua a tração é geralmente previsível. No Brasil, porém, a chuva forte, areia na pista ou buracos com cascalho são armadilhas constantes. O off-road ensina que a aderência é apenas uma sugestão. Pilotar sobre areia, lama, cascalho solto ou pedras significa lidar com ambas as extremidades da moto deslizando, muitas vezes simultaneamente.

O treinamento em terra ensina como a moto se comporta quando não está “colada” ao chão: como ela desliza, como corrigir a derrapagem e, crucialmente, como manter a calma quando isso acontece. Quando sua moto de rua balançar em uma curva molhada ou escorregadia, seu corpo, já treinado no off-road, não entrará em pânico; ele fará a correção instintiva.

Domine o equilíbrio e a posição corporal
Em muitas situações, a posição do corpo no off-road e na rua parece oposta. Na rua, você inclina para dentro. Na terra, você projeta o peso para o lado externo, joga o pé para fora e mantém os cotovelos altos. Contudo, ambas as práticas ensinam o mesmo princípio: você é o giroscópio da moto.

Na terra, se a sua posição estiver errada, a moto se torna incontrolável. Você está constantemente transferindo o peso para frente, para trás e de um lado para o outro para manter o equilíbrio em terrenos difíceis. Esse domínio da transferência de peso se traduz diretamente para a rua. Você se torna mais sintonizado com o equilíbrio da sua moto nas curvas, durante a frenagem de emergência e ao desviar de obstáculos repentinos – como um buraco ou um galho na estrada. Você começa a pilotar com o corpo inteiro, não apenas com os pulsos e joelhos, tornando-se mais suave e seguro em qualquer pavimento.

Desenvolva o controle preciso do acelerador, embreagem e freios
Pilotar fora da estrada é uma dança constante de balanceamento entre o acelerador, a embreagem e os freios. Excesso de acelerador na lama faz a roda traseira girar; muito pouco em uma subida íngreme e você para. Se você precisa manter a rotação alta, mas a velocidade baixa (em trilhas lentas, por exemplo), modular a embreagem é uma habilidade obrigatória.

Na rua essa memória muscular apurada torna a sua pilotagem muito mais suave. Você se torna mais preciso em baixas velocidades – essencial para o corredor no trânsito urbano brasileiro – e mais hábil em pisos molhados, onde a modulação fina do acelerador e dos freios evita deslizes. Essa sutileza com os controles é aprendida na terra sem a pressão e o perigo de ter carros ao seu redor, e em baixa velocidade.

Entenda o feedback da moto
O off-road exige que você esteja constantemente lendo o terreno: procurando raízes, pedras, sulcos e antecipando a melhor trajetória para superar os obstáculos. Seus olhos estão sempre trabalhando à frente. Essa prática de escanear a pista transfere-se diretamente para a rua, onde você começará a notar manchas de óleo, cascalho, irregularidades e desníveis muito mais cedo do que antes.

Além disso, a pilotagem em terrenos ruins ensina a sentir o que a moto diz. Você percebe o momento exato em que a roda dianteira perde a tração, quando a suspensão carrega demais ou quando a traseira fica leve em uma frenagem brusca. Suas reações se tornam mais rápidas, porém mais calmas. Você não entra em pânico; você ajusta a moto com confiança.

O treinamento cruzado com o off-road transforma seu nível de habilidade. Ele permite que você encontre e ultrapasse os limites da sua moto e de suas capacidades em um ambiente controlado, levando lições inestimáveis de volta para o asfalto.