As big trails são motos concebidas para quem busca aventura de verdade. Elas podem chegar a lugares impensáveis até para pedestres, mas também oferecem excelente desempenho em caminhos, digamos, normais, por belas estradas asfaltadas, sempre conciliando bom desempenho e muito conforto.
A Africa Twin foi desenvolvida pela Honda para encarar um dos mais difíceis e extenuantes desafios executados por homens sobre motocicletas, o Rally Paris-Dakar, considerada a prova off-road mais desafiadora do Planeta. Em seus primórdios, a prova tinha a largada promocional em Paris, mas a prova se desenrolava mesmo quando o pelotão chegava na África, onde atravessava vários países do continente cruzando desertos e regiões inóspitas.
A big trail da marca da Asa da Liberdade foi lançada em 1988, inspirada no projeto NXR 750V, bicampeão do Paris-Dakar em 1986 e 1987. Ela trouxe para as ruas recursos presentes no modelo que encarou o deserto, como o motor bicilíndrico em V de refrigeração líquida e 650 cm³, além da suspensão elevada, tanque de combustível com grande capacidade e rodas aro 21 na dianteira.
O maior desafio para o bom desempenho das motos neste tipo de competição duríssima é a confiabilidade mecânica, leveza e boa manobrabilidade da motocicleta na pilotagem, além da necessária robustez das suspensões e chassi, quesitos indispensáveis para finalizar o percurso com sucesso.
Aproveitando a experiência
Boa parte da tecnologia desenvolvida pela Honda para as motocicletas de competição das mais variadas categorias do off-road, foi aplicada na CRF 1000L Africa Twin.
A sigla CRF 1000L, não é à toa. CRF significa: Cross Racing Four Stroke, a sigla utilizada para as motos especiais de competição off-road da Honda, que emprestam várias tecnologias para a big trail da marca.
O chassi é compacto, leve e reforçado e o subchassi de alumínio é parafusado para facilitar a manutenção. O motor de dois cilindros paralelos tem o comando de válvulas OHC Unicam, usado na família CRF 250/450R, que permite alto desempenho mantendo o conjunto de cilindro estreito e compacto, fator primordial para dar ao piloto mais pegada e controle ergonômico da motocicleta.
As suspensões totalmente reguláveis também são oriundas das competições, elas têm curso suficiente para engolir qualquer obstáculo mantendo a estabilidade, garantindo total controle da moto. Estes atributos foram desenhados para oferecer uma motocicleta totalmente apta para qualquer tipo de aventura, sem que tenham que ser feitas melhorias ou adaptações para quem tem alma de desbravador.
O tanque de combustível da versão Adventure Sports oferece alta capacidade, armazenando 24,2 litros. O da Standard também não deixa a desejar, suportando 18,8 litros. E para facilitar ainda mais a vida de quem vive nas estradas, há a opção Travel Edition, que agrega à moto itens exclusivos como proteções tubulares, cavalete central, para-brisa elevado e top case, itens que proporcionam mais conforto aos viajantes.
Ao mesmo tempo ela tem um excelente pacote tecnológico capaz de oferecer conforto para o motociclista que não pensa em sair do asfalto, a eletrônica permite vários ajustes com parâmetros de segurança pré-determinados e regulagens para quem quer levantar poeira. Isto a torna uma moto versátil, capaz de rodar com muito conforto e alto desempenho também no asfalto.
A Africa Twin incorpora itens como ABS, iluminação em LED, painel em LCD, controle de tração, modos de pilotagem, incluindo de uso específico no off-road, seu motor é um bicilíndrico de 999,1 cm³ de refrigeração líquida e rende 88,9 cv a 7.500 rpm e 9,5 kgf.m a 6.000 giros de potência e torque máximos, números suficientes para divertir e emocionar na pilotagem.
Filha do deserto, a Africa Twin é uma genuína máquina de fora de estrada, mas é capaz de fazer bonito em qualquer tipo de terreno. Quer tirar a prova final? Entre em contato com a concessionária Honda de sua preferência e agende um test ride.
Conteúdo patrocinado / Honda Motos Brasil