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Entrevista: Thomas Medeiros, Diretor Comercial da Shineray

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/09/2022
  • Por: Isabel Reis

A Shineray é a terceira marca de motos mais vendida no Brasil, e por isso fizemos a entrevista com Thomas Medeiros, seu Diretor Comercial. Sua fábrica fica no Complexo de Suape, em Pernambuco, e o portfólio apresenta um total de 34 modelos entre ciclomotores, scooters, motos de entrada e quadriciclos. 

Os números impressionam: este ano, já são 28.000 motos Shineray vendidas até o dia 7 de agosto, quando fizemos a entrevista. De 2021 para cá, houve um crescimento de vendas de 115% em relação ao mesmo período do ano passado. A Shineray pretende alcançar a comercialização de 45.000 unidades até dezembro.

Em 2023, a meta será de 65 000 unidades vendidas. Os planos são ambiciosos, mas vêm dando muito certo! Veja mais detalhes no vídeo ou no texto abaixo.

A Shineray é a terceira marca de motos mais vendidas no país. A que você atribui todo esse sucesso?

Thomas Medeiros – A Shineray Brasil está atuando desde 2004. Inicialmente começamos apenas com os quadriciclos, depois vieram os ciclomotores, e aí começou o sucesso da marca no Brasil. Depois desenvolvemos outras motos com 125 e 150 cc. Hoje temos um leque de 34 produtos em linha e com isso conseguimos atingir as necessidades de todo o público brasileiro.

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Thomas Medeiros é o Diretor Comercial da Shineray. (Foto: Divulgação)

Pode contar um pouco sobre a empresa? A marca é chinesa, e vi que está em 80 países. Mas existe uma independência, certo?

Thomas Medeiros – A Shineray do Brasil é uma marca 100% nacional. Temos a nossa parceria com a Shineray chinesa, mas todos os produtos usados aqui no país foram desenvolvidos por nós, junto com a Shineray China. Ela atua em 80 países, mas cada um deles têm o seu desenvolvimento.

A Shineray vem fortalecendo seu portfólio de elétricas. Quais são os planos para a área de eletrificação?

Thomas Medeiros – No ano de 2020, nossas equipes analisaram esse mercado aqui no Brasil. Inicialmente começamos com os scooters elétricos, que já foram um sucesso de vendas. E depois começamos a trabalhar as motocicletas. Desenvolvemos cinco motos elétricas e mais os scooters. A gente vê a necessidade do cliente de querer uma economia e das empresas quererem o selo verde. Com o know how que já temos, conseguimos desenvolver bons produtos, que estão tendo uma boa aceitação no mercado brasileiro. Hoje, os modelos elétricos já representam 20% da nossa venda.

“Retrô do trabalhador”, a 125 Worker é um dos principais modelos da Shineray (Foto: Divulgação)

Quais são os principais produtos da marca? Porque a gama é bem variada, certo, com motos, scooters, ciclomotores, quadriciclos?

Thomas Medeiros – Os ciclomotores continuam representando mais de 60% da venda, continuam muito fortes pelo seu preço acessível. Mas entendemos que com a necessidade do mercado por motos maiores, lançamos as nossas 150 e 175 cc, que também já estão sendo muito bem aceitas, com seu preço acessível e qualidade. E as motos elétricas a cada dia que passa vem crescendo mais. Por isso que temos as duas modalidades: a Shineray normal e a Shineray elétrica: temos esses dois públicos.

Como vocês fazem para dar total suporte aos clientes com um portfólio tão amplo e diversificado?

Thomas Medeiros – Hoje a rede tem mais ou menos 280 pontos de atendimentos ativos. Dentro disso, 130 são revendas Shineray. E estamos com plano de expansão de lojas próprias da Shineray Elétrica, que atualmente tem sete unidades. Mas devemos terminar o ano com dez lojas próprias desse segmento elétrico.

Quais produtos são produzidos na fábrica em Pernambuco, no Distrito Industrial de Suape? Por que não a Zona Franca de Manaus?

Thomas Medeiros – De 2014 para 2015, foi um momento em que estávamos em um crescimento muito forte aqui no Brasil e vimos a necessidade de fazer uma montadora. E pensamos em Pernambuco. Temos o Porto de Suape, com uma estrutura enorme, que fica a apenas 20 minutos da nossa montadora. Pensando na logística de recebimento de produtos e de entregas para os clientes, conseguimos enxergar em Suape um potencial maior do que em Manaus. Sem dúvida acertamos nesse projeto e hoje estamos até com um plano de expansão. Temos 230.000 metros quadrados de área total e já estamos criando outros galpões até o final do ano, expandindo a nossa área construída. 

Vocês têm motos para o segmento de entrada com a Worker 125, Jef 150s e SHI 175. Existem mais modelos previstos para este segmento?

Thomas Medeiros – Esse ano lançamos a nossa Worker 125, pensada para a necessidade do brasileiro de motos acessíveis. E a aceitação foi ótima. Ela custa na faixa de R$ 9.000. Depois enxergamos a necessidade da JEF 150 cc e há uns 40 dias lançamos a Jef 150s, também muito bem aceita, na faixa de R$ 12.990. E depois veio a SHI 175, e que ainda não está nas lojas. Só mais para o final de setembro. Será distribuída para todo o Brasil. Para o próximo ano já temos muitas novidades. Vem muita coisa boa por aí, inclusive com motos de maior cilindrada, para atender todos os nichos de mercado do Brasil.

Shineray Jef 150s tem preço divulgado: R$ 12.290 - MOTOO
Shineray Jef 150s, recém-lançada, já está fazendo sucesso segundo a marca. (Foto divulgação)

O Nordeste ainda é a região mais forte para a Shineray? Como é a atuação nas outras praças?

Thomas Medeiros – A gente vende bem no Nordeste. Mas hoje o estado em que mais vendemos é em São Paulo. A demanda para o Sudeste está enorme. Por isso que já temos três lojas de fábrica funcionando em São Paulo, mais duas em reformas, que inauguram em breve. E mais duas até o final do ano, tudo isso apenas na Grande São Paulo. Toda a nossa linha de produtos está sendo vendida nessa região, que é o maior consumidor para os 34 modelos. Os cinco primeiros estados em venda são: São Paulo, em segundo o estado de Goiás, o terceiro é o Ceará, depois Bahia e depois Pernambuco. São Paulo representa uma média de 35%.

Qual você considera que seja a principal característica da Shineray? Produtos com preço acessível? Fácil manutenção? Qualidade? Tecnologia?

Thomas Medeiros – Acho que de tudo um pouco. A Shineray é muito conhecida no Brasil pelo seu preço acessível. Mas a nossa equipe sempre estuda o melhor que podemos agregar à moto, como a qualidade. Estamos fechando parcerias com grandes distribuidores para dar um bom pós-venda e ter peças no mercado de reposição. Já tem também marcas no Brasil que produzem peças nossas. Com isso, a agilidade do pós-venda está indo muito bem. 

Para finalizar, o que você diria para o nosso leitor sobre os produtos da Shineray?

Thomas Medeiros – A Shineray está trabalhando muito para entender a necessidade do cliente. E estamos buscando o melhor, sempre. Em qualidade, serviço, pós-vendas, uma rede com concessionárias espalhada por todo o Brasil. A gente vem trabalhando muito para se consolidar na terceira e quem sabe alcançar a segunda posição de vendas. No próximo ano vamos dar uma reviravolta. Vamos lançar bons produtos e conseguir atingir todo o mercado. Falo para os leitores que procurem uma loja Shineray e façam um teste ride. Tenho certeza de que vão gostar.

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