A Shineray é a terceira marca de motos mais vendida no Brasil, e por isso fizemos a entrevista com Thomas Medeiros, seu Diretor Comercial. Sua fábrica fica no Complexo de Suape, em Pernambuco, e o portfólio apresenta um total de 34 modelos entre ciclomotores, scooters, motos de entrada e quadriciclos.
Os números impressionam: este ano, já são 28.000 motos Shineray vendidas até o dia 7 de agosto, quando fizemos a entrevista. De 2021 para cá, houve um crescimento de vendas de 115% em relação ao mesmo período do ano passado. A Shineray pretende alcançar a comercialização de 45.000 unidades até dezembro.
Em 2023, a meta será de 65 000 unidades vendidas. Os planos são ambiciosos, mas vêm dando muito certo! Veja mais detalhes no vídeo ou no texto abaixo.
A Shineray é a terceira marca de motos mais vendidas no país. A que você atribui todo esse sucesso?
Thomas Medeiros – A Shineray Brasil está atuando desde 2004. Inicialmente começamos apenas com os quadriciclos, depois vieram os ciclomotores, e aí começou o sucesso da marca no Brasil. Depois desenvolvemos outras motos com 125 e 150 cc. Hoje temos um leque de 34 produtos em linha e com isso conseguimos atingir as necessidades de todo o público brasileiro.
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Pode contar um pouco sobre a empresa? A marca é chinesa, e vi que está em 80 países. Mas existe uma independência, certo?
Thomas Medeiros – A Shineray do Brasil é uma marca 100% nacional. Temos a nossa parceria com a Shineray chinesa, mas todos os produtos usados aqui no país foram desenvolvidos por nós, junto com a Shineray China. Ela atua em 80 países, mas cada um deles têm o seu desenvolvimento.
A Shineray vem fortalecendo seu portfólio de elétricas. Quais são os planos para a área de eletrificação?
Thomas Medeiros – No ano de 2020, nossas equipes analisaram esse mercado aqui no Brasil. Inicialmente começamos com os scooters elétricos, que já foram um sucesso de vendas. E depois começamos a trabalhar as motocicletas. Desenvolvemos cinco motos elétricas e mais os scooters. A gente vê a necessidade do cliente de querer uma economia e das empresas quererem o selo verde. Com o know how que já temos, conseguimos desenvolver bons produtos, que estão tendo uma boa aceitação no mercado brasileiro. Hoje, os modelos elétricos já representam 20% da nossa venda.
Quais são os principais produtos da marca? Porque a gama é bem variada, certo, com motos, scooters, ciclomotores, quadriciclos?
Thomas Medeiros – Os ciclomotores continuam representando mais de 60% da venda, continuam muito fortes pelo seu preço acessível. Mas entendemos que com a necessidade do mercado por motos maiores, lançamos as nossas 150 e 175 cc, que também já estão sendo muito bem aceitas, com seu preço acessível e qualidade. E as motos elétricas a cada dia que passa vem crescendo mais. Por isso que temos as duas modalidades: a Shineray normal e a Shineray elétrica: temos esses dois públicos.
Como vocês fazem para dar total suporte aos clientes com um portfólio tão amplo e diversificado?
Thomas Medeiros – Hoje a rede tem mais ou menos 280 pontos de atendimentos ativos. Dentro disso, 130 são revendas Shineray. E estamos com plano de expansão de lojas próprias da Shineray Elétrica, que atualmente tem sete unidades. Mas devemos terminar o ano com dez lojas próprias desse segmento elétrico.
Quais produtos são produzidos na fábrica em Pernambuco, no Distrito Industrial de Suape? Por que não a Zona Franca de Manaus?
Thomas Medeiros – De 2014 para 2015, foi um momento em que estávamos em um crescimento muito forte aqui no Brasil e vimos a necessidade de fazer uma montadora. E pensamos em Pernambuco. Temos o Porto de Suape, com uma estrutura enorme, que fica a apenas 20 minutos da nossa montadora. Pensando na logística de recebimento de produtos e de entregas para os clientes, conseguimos enxergar em Suape um potencial maior do que em Manaus. Sem dúvida acertamos nesse projeto e hoje estamos até com um plano de expansão. Temos 230.000 metros quadrados de área total e já estamos criando outros galpões até o final do ano, expandindo a nossa área construída.
Vocês têm motos para o segmento de entrada com a Worker 125, Jef 150s e SHI 175. Existem mais modelos previstos para este segmento?
Thomas Medeiros – Esse ano lançamos a nossa Worker 125, pensada para a necessidade do brasileiro de motos acessíveis. E a aceitação foi ótima. Ela custa na faixa de R$ 9.000. Depois enxergamos a necessidade da JEF 150 cc e há uns 40 dias lançamos a Jef 150s, também muito bem aceita, na faixa de R$ 12.990. E depois veio a SHI 175, e que ainda não está nas lojas. Só mais para o final de setembro. Será distribuída para todo o Brasil. Para o próximo ano já temos muitas novidades. Vem muita coisa boa por aí, inclusive com motos de maior cilindrada, para atender todos os nichos de mercado do Brasil.
O Nordeste ainda é a região mais forte para a Shineray? Como é a atuação nas outras praças?
Thomas Medeiros – A gente vende bem no Nordeste. Mas hoje o estado em que mais vendemos é em São Paulo. A demanda para o Sudeste está enorme. Por isso que já temos três lojas de fábrica funcionando em São Paulo, mais duas em reformas, que inauguram em breve. E mais duas até o final do ano, tudo isso apenas na Grande São Paulo. Toda a nossa linha de produtos está sendo vendida nessa região, que é o maior consumidor para os 34 modelos. Os cinco primeiros estados em venda são: São Paulo, em segundo o estado de Goiás, o terceiro é o Ceará, depois Bahia e depois Pernambuco. São Paulo representa uma média de 35%.
Qual você considera que seja a principal característica da Shineray? Produtos com preço acessível? Fácil manutenção? Qualidade? Tecnologia?
Thomas Medeiros – Acho que de tudo um pouco. A Shineray é muito conhecida no Brasil pelo seu preço acessível. Mas a nossa equipe sempre estuda o melhor que podemos agregar à moto, como a qualidade. Estamos fechando parcerias com grandes distribuidores para dar um bom pós-venda e ter peças no mercado de reposição. Já tem também marcas no Brasil que produzem peças nossas. Com isso, a agilidade do pós-venda está indo muito bem.
Para finalizar, o que você diria para o nosso leitor sobre os produtos da Shineray?
Thomas Medeiros – A Shineray está trabalhando muito para entender a necessidade do cliente. E estamos buscando o melhor, sempre. Em qualidade, serviço, pós-vendas, uma rede com concessionárias espalhada por todo o Brasil. A gente vem trabalhando muito para se consolidar na terceira e quem sabe alcançar a segunda posição de vendas. No próximo ano vamos dar uma reviravolta. Vamos lançar bons produtos e conseguir atingir todo o mercado. Falo para os leitores que procurem uma loja Shineray e façam um teste ride. Tenho certeza de que vão gostar.