A Magnetron é uma empresa de componentes elétricos e eletrônicos, prestes a completar 63 anos de história. Trata-se de uma marca nacional, mas com fábrica também na China. Devido ao seu dinamismo, utilizando várias plataformas digitais, procurando um contato próximo com o consumidor, fizemos esta entrevista com Denise Remor, Presidente da Magnetron. Ela fala sobre os desafios enfrentados no passado, mas principalmente sobre como estão se preparando para o futuro.
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Conte um pouco sobre esses segmentos de atuação da empresa.
Denise Remor – A Magnetron foi fundada em 1960. Ela já existia com outro nome, mas foi comprada pelo Grupo Branco para atender uma demanda de reposição para os motores estacionários deste Grupo. Há mais de 30 anos fornecemos para as montadoras do Brasil. Em determinado momento, estrategicamente foi melhor focar no mercado de reposição. Com as dificuldades de industrialização no país, nós buscamos alternativas e acabamos indo para a China. Mas o desenvolvimento, o processo de qualidade, pesquisa de mercado, continua sendo feito no Brasil.
Quais os pontos principais para seguir crescendo e ampliando os negócios?
Denise Remor – Uma tarefa é cuidar com muito cuidado da nossa marca. Construímos uma marca forte, que é referência no mercado, porque tem vários atributos, como confiança e qualidade. Não se constrói essa imagem de um dia para o outro e, sim, ao longo dos anos. No nosso caso, foram 63 anos que nos trouxeram até aqui. Continuamos desenvolvendo produtos, com muita inovação, pesquisa de mercado, respondendo a ansiedade dos nossos clientes. Isso acaba fazendo toda a diferença.
Em 2010 você assumiu a presidência. Quais foram os principais desafios que enfrentou?
Denise Remor – Eu assumi a empresa logo depois do falecimento do meu marido, que era quem administrava. Foi um processo de amadurecimento e crescimento, uma jornada de sucesso porque a empresa continuou crescendo, consolidamos ainda mais a marca no mercado. Tenho muito o que agradecer ao nosso cliente.
A mais nova linha de produtos da Magnetron é a mecânica, com kit de cilindros, válvulas, pistões, anéis embreagens, cabos de comando entre outros?
Denise Remor – Havia uma demanda por esse segmento por parte dos nossos clientes. Para eles seria muito tranquilo ter componentes mecânicos na sua moto, da nossa marca, com os quais eles pudessem confiar. Isso nos abriu um leque muito maior para crescer.
Fale um pouco sobre o projeto Magnetron Cursos e Academia 2 Rodas.
Denise Remor – Educação muda a vida das pessoas. A primeira parceria que fizemos com a escola de mecânico foi em 2010. O primeiro livro que lançamos para qualificar mecânicos foi no final de 2012 ou 2013. Um funcionário nosso comentava que havia muita dificuldade por parte dos mecânicos para colocar as peças. Por isso, fomos buscar por essa qualificação. A Magnetron Cursos está mais estruturada nos nossos produtos. E também acabamos de fundar essa Startup chamada Academia 2 Rodas, que é para abrir ainda mais esse “chapéu” e trazer outras qualificações, mas sempre focado no mundo de duas rodas.
Como você adaptou a sua empresa para esse mundo digital?
Denise Remor – Acho que devemos andar junto com as inovações. Por exemplo, a inteligência artificial, que todos falam, nós já usamos na empresa. Desde escrever um código para alguma demanda interna, até os bonequinhos que fizemos para os nossos influenciadores do projeto Nação Magnautas, com ações que fazemos com influenciadores em todo o Brasil. As redes sociais são uma ferramenta extremamente poderosa, de disseminação de conhecimento. Temos uma proximidade muito grande com os nossos influenciadores, o que nos dá uma resposta muito positiva. Com as redes sociais também ficamos próximos dos consumidores e mais acessíveis.
Que mensagem você quer passar para clientes seus, que são leitores da Motociclismo?
Denise Remor – Na Magnetron, pode confiar. Não vamos esquecer que todos somos guiados para o desafio, seja o diário, do trabalho, o desafio de se qualificar, mas também o desafio pela boa informação, que é o papel de vocês. Muito obrigada.