A Energica deixou de ser a fornecedora de motos para a MotoE, perdendo o posto para a Ducati a partir deste ano.
Porém, o final do vínculo com a classe de motos elétricas que disputa o Mundial de Motovelocidade não significa que a fabricante se despediu das pistas. Ao contrário: a marca acaba de anunciar a sua estreia na classe Super Hooligan National Championship do MotoAmerica, feito que será realizado em conjunto com a Tytlers Cycle Racing.
Sediada em Wisconsin, a Tytlers Cycle Racing é uma das equipes em ascensão no MotoAmerica, tendo conquistado o título da categoria STK1000 em sua temporada de estreia no ano passado, bem como vários pódios na classe Superbike. O encarregado de pilotar a moto da Energica será o colombiano Stefano Mesa, dono do number plate #137.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
- Eis a moto que Eric Granado usará em sua estreia no WorldSBK 2023
- Surgem primeiras imagens do protótipo elétrico da Royal Enfield
- Energica vai ajudar outras empresas na transição para eletricidade
Com a novidade, a fabricante sediada em Modena torna-se a primeira marca de motos elétricas que competirá em tempo integral contra modelos à combustão. Em 2022, a categoria tinha alinhados em seu grid modelos como Indian FTR 1200 S, KTM 890 Duke, Ducati Hypermotard 950 SP e BMW R nineT.
Detalhes sobre a estreia da Energica no MotoAmerica
Para isso, a fabricante italiana de modelos elétricos aposta na Eva Ribelle, hypernaked eletrificada que é baseada na Ego+, ou seja, entrega 222,6 kgf.m de torque, potência estimada em 145 cv, usa bateria de íons de lítio de 21,5 kWh e tem autonomia estimada em 400 km no ambiente urbano.
Suas suspensões são assinadas pela Marzocchi, enquanto o ABS usa central Bosch e os freios ficam a cargo da Brembo, com discos duplos de 330 mm e pinças radiais de 4 pistões na frente e disco único de 240 mm com pinça de 2 pistões atrás.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Ela ainda dispõe de seis níveis de controle de tração que atuam em conjunto com o ABS, além de controle de cruzeiro, conectividade Bluetooth e um painel colorido em TFT com tela de 4,3 polegadas. A Energica diz que no modo DC Fast Charge é possível obter 80% da carga total da bateria em apenas 40 minutos.
A temporada 2023 do Super Hooligan National Championship começa de 9 a 11 de março no icônico circuito de Daytona, famoso por sua longa curva de alta inclinação. Depois da abertura, a classe terá outras três etapas disputadas como parte do MotoAmerica, o principal campeonato de motovelocidade dos Estados Unidos, com eventos a serem realizados em The Ridge (23 a 25 de junho), Laguna Seca (7 a 9 de julho) e Circuito das Américas (8 a 10 de setembro).
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI E SIGA MOTOCICLISMO BRASIL NO GOOGLE NEWS
As motocicletas elétricas Energica são fabricadas no famoso Motor Valley da Itália desde 2014 e estão disponíveis para venda em 135 revendedores e importadores em todo o mundo. Desde abril de 2022, a Energica Motor Company faz parte da Ideanomics , grupo global que visa acelerar a adoção comercial de veículos elétricos.