Os scooters estão se mostrando uma excelente opção para a mobilidade urbana, já que oferecem inúmeras vantagens em relação às motos comuns. Em um scooter você terá comodidades como câmbio automático, mais conforto na posição de pilotagem, espaço embaixo do banco para transportar volumes e, além disso, alguns modelos possuem menores índices de roubos quando comparados à motocicletas de outras categorias.
E de acordo com a Abraciclo, o segmento de scooters fechou 2019 com um crescimento histórico no Brasil, somando mais de 96 mil unidades vendidas, o que representa um avanço de 44% em relação aos números de 2018.
Como solução de mobilidade urbana, os scooters são os queridinhos de quem não quer e não pode perder tempo. Por isso, é necessário dar ao seu scooter a manutenção adequada. Revise o motor, cheque a iluminação, a conservação dos pneus e faça a troca de óleo na quilometragem certa. Assim, ele ficará menos tempo na oficina e mais ao seu dispor.
E diante desse cenário, a Mobil, que foi a primeira marca a lançar um lubrificante exclusivo para motos no Brasil, apresentou um novo lubrificante que é voltado ao segmento dos scooters: o novo Mobil Super Moto Scooter 10W-30. Ele tem viscosidade 10W-30, devidamente selecionada para atender a maior parte dos modelos do segmento no Brasil. Além disso, para ter uma melhor performance em motores de scooters, o novo Mobil Super Moto Scooter 10W-30 Scooter recebe a classificação JASO MB. E também conta com a especificação de desempenho API SL.
O que isso significa?
Filipe Gobbi, formulador de lubrificantes da Moove, explica que a especificação de desempenho API SL indica que o lubrificante atende requisitos como proteção a oxidação, corrosão, formação de borra e desgaste das peças.
“O Mobil Super Moto 10W-30 Scooter é classificado como API SL. A API (American Petroleum Institute) é uma organização norte-americana que classifica a performance dos lubrificantes para motores a combustão. Ela determina diversos parâmetros de testes para garantir a proteção a oxidação, corrosão, formação de borra, desgastes de peças, formação de depósitos, controles de emissões e outros conforme a evolução tecnologia de motores e legislações.”, comenta Gobbi.
Enquanto a JASO (Japanese Automobile Standards Organization) é uma organização que regula padrões automotivos no Japão, e tem sua classificação de lubrificantes para motos como referência em todo o Mundo.
“As scooters apresentam uma configuração onde a transmissão não é lubrificada pelo mesmo óleo do motor, ao contrário do que acontece nas motos convencionais que precisam lubrificar transmissão e motor ao mesmo tempo e utilizam óleos com classificação JASO MA, MA1 ou MA2. Devido a essa a essa diferença, os scooters podem utilizar lubrificantes JASO MB, que focam em lubrificar exclusivamente o motor, elevando sua performance com um menor atrito.”, destaca.
Outro detalhe importante é referente ao posicionamento dos motores dos scooters. Em uma motocicleta normal, o motor fica posicionado no meio do chassi, e o fluxo de ar que o atinge ajuda no resfriamento. Já nos scooters, normalmente, ele fica próximo da roda traseira, abaixo do assento. Sua posição não privilegia a refrigeração, e o uso de um lubrificante específico permite uma melhor controle de temperatura do motor e de seus componentes.
Veja abaixo alguns benefícios que o novo Mobil Super Moto Scooter 10W-30 oferece:
- Reduz o atrito do motor e aumenta sua durabilidade
- Gera economia de combustível
- Protege contra desgaste e corrosão
- Mantém a temperatura estável
- Ajuda a aumentar a vida útil do motor
- Mantém o motor limpo para operar de forma mais suave
- Protege componentes críticos do motor
E se eu optar por um óleo que não é específico para scooters?
“Atualmente as scooters estão em um processo de mudança de recomendação para JASO MB, mas isso não quer dizer que não sejam incompatíveis com a norma anterior, você só não terá todo o potencial que um lubrificante pode oferecer para seu scooter. Benefícios como, menor consumo de combustível, redução de formação de borra, retardo no desgaste de componentes, enfim, expondo o motor a uma condição de operação mais severa ao não usar essa nova recomendação. É como se você calçasse um sapato que seja menor do que o seu pé. Seu pé estará calçado, mas estará apertado e desconfortável para andar. Diferente de um sapato do mesmo número do seu pé, que é confortável e encaixando perfeito ao seu movimento de andar. “, comenta Gobbi.
“Você não terá os benefícios que teria ao usar o óleo certo. O motor terá maior consumo de combustível, haverá formação de borra, desgaste acelerado dos componentes, enfim, não existirá o cenário ideal para o motor trabalhar. É como se você calçasse um sapato que seja menor do que o seu pé. Pode ser que sirva por um período, mas certamente lhe trará danos”, conclui.
Ou seja: o melhor a se fazer é não trocar o certo pelo duvidoso. Vá de Mobil Super Moto Scooter 10W-30 e garanta a melhor proteção para o motor de seu scooter. Disponível nas lojas de motopeças e de lubrificantes.
Conteúdo patrocinado / Mobil