O Detran-SP apresentou na última quarta-feira (01/10) sua nova campanha de segurança viária com o tema: “Não corra. A velocidade não perdoa”. A ação tem como objetivo conscientizar motociclistas sobre os riscos do excesso de velocidade e reduzir o número de mortes no trânsito.
De acordo com dados oficiais, o Estado de São Paulo registrou 2.630 mortes no trânsito em 2024, contra 2.347 no ano anterior, alta de 12%. Os motociclistas representam a maioria das vítimas: 43% do total de fatalidades, sendo os homens com até 24 anos o grupo mais vulnerável. Em cidades como São Paulo e Campinas, 38% dos acidentes fatais de moto não envolveram outros veículos, o que reforça o papel da alta velocidade como fator determinante.

Além da tragédia humana, há um impacto econômico severo. Somente em 2024, os sinistros de trânsito na capital paulista geraram uma perda de produtividade superior a R$ 3,3 milhões.
Mais da nova campanha do Detran-SP para motociclistas
A campanha do Detran-SP foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS) e conta com apoio técnico da Vital Strategies.
O foco é provocar reflexão por meio de histórias reais. O protagonista é Bruno Santos, motociclista que sobreviveu a um grave acidente e hoje vive em cadeira de rodas. Sua fala transmite a gravidade da escolha de acelerar: “Você está tendo a chance de aprender isso neste vídeo. Eu aprendi aqui, nesta rua”.
Segundo Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, a meta é clara: “Não queremos apenas informar, mas provocar uma mudança real de comportamento, mostrando que a escolha de acelerar tem consequências irreversíveis”.
Já Tainá Costa, gerente sênior de comunicação da Vital Strategies, destaca a metodologia por trás da iniciativa: “Salvar vidas no trânsito exige mais do que boas intenções, exige método. Essa campanha une análise de dados, escuta da sociedade e avaliação de impacto para transformar a comunicação em uma ferramenta de mudança”.

A campanha ficará no ar até novembro e será veiculada nos principais meios de comunicação do Estado. Além disso, o Detran-SP intensificará as operações de fiscalização para garantir que os limites de velocidade sejam respeitados.
Com isso, a expectativa é que mais motociclistas entendam que reduzir a velocidade é a diferença entre viver e morrer.