Falta menos de um mês para o início do Rally Dakar 2023. A prova off-road mais desafiadora do mundo está em sua 45ª edição, e começa em 31 de dezembro com um prólogo às margens do Mar Vermelho, terminando em 15 de janeiro na região de Dammam, sempre sem deixar o território da Arábia Saudita.
Os participantes vão percorrer um percurso de 8.549km, dos quais 4.706 cronometrados, divididos entre o prólogo e 14 etapas.
Entre as motos, o britânico Sam Sunderland é atual campeão do Dakar. Ou seja, ele defenderá o título contra 123 adversários, dentre os quais teremos somente uma mulher: a espanhola Sandra Gómez.
A França lidera a quantidade de competidores nas motos, com 27 pilotos, seguida pela Espanha, com 15. Bem como Estados Unidos e Itália, países que também ocupam posição de destaque nesta lista, com 11 pilotos cada.
LEIA MAIS:
KTM 790 Adventure 2023: novas cores e tecnologia premium
Honda traz atualizações para gama 2023 de CRF 250 e CRF 450
2W Motors traz motos da Fantic ao Brasil em 2023
Não teremos brasileiros no Dakar nas motos, mas nos carros teremos a estreis do piloto Lucas Moraes. Além dele, o Brasil será representado por Marcelo Medeiros nos quadriciclos, João Fortes na categoria Classic e outros oito pilotos nos UTVs: Gustavo Gugelmin, Pâmela Bozzano, Cadu Sachs, Ênio Bozzano, Luciano Gomes, Rodrigo Luppi, Maykel Justo e Cristiano Batista.
As marcas de motos que estarão no Dakar 2023
Há um domínio da KTM entre as máquinas que vão competir na prova, com 66 motos da marca de Mattighofen – sendo três de sua equipe oficial, composta por Toby Price, Kevin Benavides e Matthias Walkner.
Na sequência aparecem Husqvarna (28 motos), Honda (9), GasGas (5), Yamaha (5), Hero (4), Kove (3), Sherco (3) e Fantic (2).
Nesse sentido, para conferir a lista de competidores do Dakar 2023 é só clicar aqui.
Em conclusão, você também acompanha a cobertura completa da prova em RACING Online.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter