Na Coluna do Raul deste mês você verá que os scooter se destacam nos emplacamentos com 44,6% de crescimento em relação ao mesmo período de 2022. As motocicletas foram bem, mas ciclomotores e elétricas decaíram
Os veículos motorizados de duas rodas continuam confirmando a sua liderança no campo da mobilidade urbana. De fato, os licenciamentos no segmento dos scooter foram os que mais cresceram em fevereiro de 2023, embora as motos também continuem a registrar dados positivos sem interrupção.
Após a excelente abertura do ano, os dados divulgados pela Associação Italiana dos Fabricantes de Motocicletas sobre o mercado de motos, scooters e ciclomotores em fevereiro descrevem um aumento geral de 20,9% em relação ao mesmo mês de 2022. Único ponto negativo são os ciclomotores e veículos elétricos, que registraram queda de 3,2%.
No comunicado de imprensa da associação italiana, o seu presidente ressaltou que “superar muitos dos problemas residuais de abastecimento permite ao mercado expressar melhor o seu potencial, confirmando ainda mais o papel central dos nossos produtos como uma escolha sustentável e utilizável para viagens individuais e para usos mais relacionados a paixão, turismo e esporte.
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É por isso que acreditamos que a agenda política das autarquias deve ter em conta, no debate sobre a sustentabilidade dos transportes e o futuro das cidades, o contributo decisivo que as motos continuam a oferecer para a resolução dos problemas de mobilidade”.
Em fevereiro de 2023, o volume de lacrações cresceu 20,98% em relação ao mesmo mês de 2022, atingindo um total de 23.676 unidades emplacadas. Os scooter são a força motriz, com 11.309 unidades matriculadas, o que representa um aumento de 44,62%. A evolução das motocicletas também foi significativa, crescendo 7,03% e registrando 11.266 unidades.
O único segmento em terreno negativo é o dos ciclomotores, que caiu 10,05%, totalizando 1.101 unidades. No primeiro trimestre, o crescimento do mercado deve continuar robusto, pois nos dois primeiros meses de 2023 as 44.994 motocicletas vendidas e o crescimento de 28,39% já surpreendem positivamente.
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Coluna do Raul em ação
Também no acumulado anual (janeiro e fevereiro), os scooter lideram o mercado com 22.030 veículos licenciados e um crescimento de 58,91%. Já as motocicletas seguiram em viés de alta, chegando a 20.751 unidades, com aumento de 13,55%.
Entretanto, em dois meses consecutivos, os ciclomotores tiveram uma redução acentuada, com um registro de apenas 2.213 unidades e uma queda de 23,90%.
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No caso do mercado das motos elétricas, esse ainda não “energizou” em 2023, fechando fevereiro com 838 unidades, queda de 3,23% em relação ao mesmo mês de 2022. No primeiro bimestre, o mercado de motos elétricas caiu 10,82% em relação a 2022 e colocou 1.706 unidades nas ruas italianas.
No entanto, em comparação aos dois primeiros meses de 2022, obtiveram um crescimento robusto de 82%. São bons sinais para o ano de 2023 e esperamos que o Brasil também siga essa trajetória italiana de alta nas vendas de motos e scooter. Que 2023 seja um ano próspero para o nosso mercado de duas rodas.
Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.