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Coluna do Raul: Manifesto a favor das motos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/07/2024
  • Por: Willian Teixeira

Mais um destaque do mercado internacional de motos na Coluna do Raul: as principais organizações europeias de motociclistas e da indústria celebraram, em conjunto, o Dia da Moto na Europa lançando um manifesto dirigido aos líderes europeus. Acompanhe!

Nesse documento, importantes entidades apelaram às instituições europeias para que incorporem ativamente o motociclismo nas prioridades para o mandato político de 2024-2029, que terá início com as próximas eleições europeias em meados de junho. O setor motociclístico contribui positivamente para a economia europeia com aproximadamente 21,4 bilhões de euros no PIB do bloco e 389 mil empregos, além da inclusão social e da coesão territorial.

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Motos também movem a economia na Europa, aponta o manifesto (Foto: Arquivo)

Só na Europa, são quase 40 milhões de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos para apoiar alternativas limpas, eficientes e práticas para a circulação de pessoas e mercadorias nas cidades e nas zonas rurais. O motociclismo está totalmente alinhado com a visão atual para a Europa, colocando a qualidade de vida dos seus cidadãos no centro das atenções, ao mesmo tempo em que promove a liderança industrial sustentável.

Pormenores do manifesto

O manifesto identifica cinco áreas estratégicas para atingir todo o potencial e os objetivos ambiciosos do setor, como a cooperação entre as autoridades públicas, os usuários e a indústria motociclística, apoiando simultaneamente as políticas de mobilidade e transportes: segurança, meio-ambiente/sustentabilidade, competitividade, pesquisa/inovação, competições de motos e turismo.

Turismo de moto está entre as atividades citadas no manifesto (Foto: Arquivo)

Como parceiros de longa data do projeto da União Europeia, a Federação Europeia dos Motociclistas Associados e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) esperam continuar um diálogo construtivo e uma cooperação com a nova liderança política no parlamento europeu, na comissão e no conselho. Em relação ao manifesto, os representantes das três organizações concordaram com o marco para o setor das motocicletas, reunindo todos os quesitos em benefício dos cidadãos europeus.

Coluna do Raul: o ponto dos fabricantes e associações de motos europeus

O presidente da Associação dos Fabricantes Europeus e CEO da Piaggio, Michele Colaninno, afirmou que este manifesto mostra a contribuição social e industrial do motociclismo na Europa, principalmente nas zonas urbanas e suburbanas que concentram 75% da população da UE. Outro ponto importante é que as motos podem preencher várias lacunas da mobilidade, oferecendo muitos benefícios para os deslocamentos diários e pequenas logísticas, especialmente através de soluções de mobilidade inovadoras, sustentáveis e de alta qualidade.

Manifesto mostra contribuições sociais e industriais do motociclismo na Europa (Foto: Divulgação)

Já o presidente da Federação Europeia dos Motociclistas Associados, Odd Terje Dovik, espera que os membros recém-eleitos do parlamento europeu considerem as necessidades dos motociclistas, especialmente no que diz respeito à segurança rodoviária: ”Estaremos à disposição para oferecer conhecimento especializado sempre que os deputados precisarem.” Essas três organizações representam toda a comunidade europeia do motociclismo: produtores, atletas e motociclistas de lazer.

O presidente da FIM, Jorge Viegas, diz que o estudo demonstrou que o motociclismo é uma chave para o turismo na União Europeia: “A FIM está satisfeita com o fato de as três organizações terem se unido para chamar a atenção para a contribuição do esporte para a economia das zonas rurais também. O motociclismo é importante economicamente e vital como banco de provas de novas tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida do mundo.”

Competições de motos também estão os temas abordados no manifesto europeu (Foto: Arquivo)

Essa união é muito importante para o futuro do motociclismo europeu e pode servir de exemplo para que as autoridades motociclísticas brasileiras também sigam essa linha e busquem o melhor para o nosso mercado de duas rodas. Portanto, até a próxima Coluna do Raul!

*Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.

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