Na Coluna do Raul deste mês você vai ver que os emplacamentos no Brasil e nos principais mercados europeus no primeiro semestre de 2023 confirmam o crescente interesse por veículos de duas rodas.
Os licenciamentos de motocicletas nos cinco maiores mercados europeus, ou seja, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, chegaram a 600.784 unidades no primeiro semestre de 2023. Isso representa um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2022, com 539.644 unidades.
O volume de emplacamentos de motocicletas aumentou significativamente na Itália. Foram 192.497 unidades, um acréscimo de 19,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A Espanha emplacou 102.626 motos, alta de 11,7%.
No caso da Alemanha, a alta foi de 10,1%, com 129.964 motocicletas lacradas. Já a França também apresentou tendência ascendente (alta de 7,5%), com 116.224 motos. Os volumes permaneceram praticamente estáveis no Reino Unido com 59.741 unidades licenciadas e variação de 0,9%.
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Números na Coluna do Raul
As matrículas de ciclomotores atingiram um volume total de 99.782 unidades nos seis maiores mercados europeus de ciclomotores, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas, ou seja, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha. Este volume de licenciamentos representa uma redução global de 25,8% face ao ano anterior, com 134.503 unidades.
Essa queda foi generalizada nos países citados acima, exceto na Bélgica que emplacou 15.864 unidades, com alta de 2,8%. Segundo o diretor da Associação Europeia de Fabricantes de Motocicletas, há uma clara tendência de alta nas vendas de veículos de duas rodas no mercado europeu, principalmente no longo prazo.
Nos últimos três anos, a comercialização de motocicletas mostrou uma progressão notável de quase 50% de alta. Infelizmente, no caso dos ciclomotores a combustão, houve uma redução global de 12%, porém, com uma quota crescente na propulsão elétrica. Em relação aos ciclomotores elétricos, esse crescimento foi oscilante, especialmente pelo efeito de incentivos fiscais.
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Expectativa de alta nas vendas
Em suma, os dados confirmam o crescente interesse dos consumidores por veículos de duas rodas, por se tratar de uma mobilidade inteligente, principalmente para os percursos urbanos de curta distância e de lazer.
O Brasil também vem seguindo essa tendência de crescimento no pós-pandemia. As fábricas instaladas em Manaus produziram 764.271 motocicletas no primeiro semestre de 2023, acréscimo de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados divulgados pela Abraciclo, esse é o melhor resultado para os seis primeiros meses desde 2014. Essas informações são muito importantes, pois em 2014 o Brasil estava no patamar de 1,5 milhão de unidades produzidas, o que é um número extremamente significativo.
Finalizando
Já em junho, foram montadas 95.274 motocicletas, volume 6,3% menor, se compararmos com o mesmo mês do ano passado. No caso das vendas no acumulado do ano, considerando o primeiro semestre de 2023, foram licenciadas 780.070 motocicletas, um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período de 2022.
No mês de junho foram emplacadas 140.387 motos, aumento de 16,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Podemos dizer que a Europa e o Brasil estão demonstrando um grande vigor no setor e tudo indica que essa tendência seguirá até o final de 2023!
Essa foi a Coluna do Raul deste mês. Até a próxima!
Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.