Com os desafios da mudança climática, poluição e consumo de combustível, os veículos elétricos são uma solução promissora, por isso a indústria motociclística da Índia está em grande transformação; leia mais sobre o tema nesta nova edição da Coluna do Raul:
Pensando em autonomia, uma preocupação comum entre os potenciais proprietários de EV é a “ansiedade de alcance”. Embora as estações de carregamento de veículos elétricos permaneçam menos prevalentes do que os postos de gasolina, cidades como Nova Déli e Bangalore estão se esforçando para alterar essa situação.

Os incentivos do governo estão apoiando essas iniciativas, melhorando as instalações das estações publicas de carregamento e aliviando a preocupação dos motociclistas de ficar sem energia no meio do caminho. A ansiedade de esgotar a energia da bateria diminuirá à medida que as instalações de carregamento se tornarem mais numerosas.
LEIA MAIS: General Motors no mundo das motos elétricas?
Quanto mais o mercado de elétricos ficar maduro, os scooter elétricos estarão prontos para se tornar uma opção cada vez mais viável e atraente. Os próximos anos serão essenciais para moldar o futuro da mobilidade elétrica na Índia, e a classe média indiana, sem dúvida, desempenhará um papel fundamental na condução dessa transformação.
Coluna do Raul: a ascensão das elétricas na Índia
O mercado de motos elétricas da Índia tem sido amplamente impulsionado por famílias de classe média, seja por uma mudança para um estilo de vida mais ecológico ou por uma aspiração compartilhada, porém a acessibilidade tem sido uma preocupação fundamental. Embora os preços de compra iniciais fossem uma barreira, os incentivos e programas do governo tornaram os veículos elétricos (EV) mais acessíveis e atraentes para esse segmento. A bateria normalmente representa de 30% a 40% do custo de um veículo elétrico. No entanto, os rápidos avanços na tecnologia de baterias estão reduzindo os preços significativamente.

A Goldman Sachs prevê uma potencial diminuição de 50% nos preços das baterias até 2026. Se essas projeções acontecerem, pode não demorar muito para que os consumidores de classe média tenham acesso a veículos elétricos muito mais acessíveis e com preços razoáveis. Os benefícios dos veículos elétricos vão além do preço inicial.
Um desses benefícios é o menor custo de operação e manutenção em comparação aos veículos a gasolina. Os veículos elétricos são mais baratos de operar e manter porque há menos peças móveis para desgastar e não há custos de combustível. Isso, em tese, poderia liberar orçamento alocado para a gasolina.

Contudo, temos visto um cenário reverso na Europa, onde as vendas de elétricos vêm diminuindo a cada ano. Será que a força e o potencial do mercado indiano poderá ser fundamental para mudar essa realidade mundialmente?