Com produção e entregas normalizadas, os revendedores com toda a certeza tiveram plena disponibilidade de produtos disparando as vendas de motos em novembro, superando o período pré-pandemia. Isso e muito mais você confere agora na Coluna do Raul!
Após o sólido crescimento de 26% no mês de outubro, o mercado de veículos motorizados de duas rodas certamente continuou crescendo em novembro, início do inverno europeu. De fato, os registros mensais de ciclomotores, scooter e motocicletas marcaram outro aumento de dois dígitos e “voaram” 35% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
Dessa forma, no comunicado de imprensa divulgado pela Associação Italiana dos Fabricantes de Acessórios e Motocicletas, o presidente da associação dos fabricantes, o Sr. Magri, reiterou que “a disponibilidade do produto finalmente nos permitiu medir o potencial específico do mercado”.
E complementou: “O futuro não está isento de incertezas, mas diante de uma superação substancial dos problemas de abastecimento, os números de novembro descrevem concretamente o papel central das motocicletas no mercado da mobilidade e àquele mais ligado à utilização da moto por paixão acima de tudo”.
Mais Coluna do Raul
O mercado de duas rodas em novembro cresceu 35,12% em relação a 2021, atingindo 16.476 veículos vendidos. Os scooter inegavelmente são a força motriz, que pelo segundo mês consecutivo registram crescimento de dois dígitos (42,52%), correspondendo a 8.692 unidades licenciadas antes de mais nada.
Depois vem as motocicletas, com crescimento de 30,75% e 6.403 unidades matriculadas. Os ciclomotores também estão em alta, com aumento de 15,28%, ou 1.381 unidades vendidas.
O ano de 2022 tem sido bastante positivo. O saldo dos meses de outubro e novembro permitiu que o mercado total consolidasse paridade com o ano anterior. Ou seja, um crescimento de 0,85%, ou 282.593 veículos emplacados.
Itália em cena
Os scooter também se recuperaram, mas continuam negativos, com uma queda de 5,3% e 139.338 unidades emplacadas.
Os licenciamentos de motocicletas chegaram a 122.966 unidades, crescendo 6,48%. O acumulado anual de ciclomotores está em linha com os dados mensais, com crescimento de 15,37% e 20.289 unidades documentadas.
Já o segmento elétrico, beneficiado pelos incentivos estaduais, teve crescimento vigoroso e foi destaque em novembro com 1.503 unidades vendidas, um aumento de 83,29%. No acumulado anual, o mercado supera a cota de 15 mil unidades vendidas e aumento de 58,6%. Os scooter são dois terços do mercado de elétricos, com 9.416 unidades matriculadas e crescimento de 62,93%.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
O Salão de Milão (EICMA) também comprovou o bom momento italiano com grande investimento dos expositores e o aumento de visitantes. Podemos dizer que o mercado de motos vive um ciclo positivo.
Esperamos que o ano de 2023 seja excelente para todo o segmento motociclístico, tanto na Europa como no Brasil. Um feliz 2023 a todos!
Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.