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Coluna da Abraciclo: Tecnologia e sustentabilidade – a vanguarda da mobilidade brasileira

  • Publicado: 21/08/2025
  • 3 Minutos de leitura

O Brasil foi o primeiro país no mundo a produzir uma motocicleta movida a álcool, e depois inovou com a tecnologia flex fuel; leia mais sobre a vanguarda da mobilidade brasileira nesta nova edição da Coluna da Abraciclo

O pioneirismo sempre foi uma característica notável da indústria brasileira de duas rodas. A engenharia nacional é amplamente reconhecida no cenário global por sua capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico. Muito antes de temas como sustentabilidade e neutralidade de carbono ganharem destaque mundial, os profissionais brasileiros já lideravam iniciativas voltadas à criação de alternativas mais ecológicas e eficientes.

Um exemplo muito importante dessa vocação inovadora foi o lançamento, em 1981, da primeira motocicleta movida a álcool do mundo. A partir desse avanço, diversos estudos e testes foram realizados, resultando no desenvolvimento da tecnologia flex fuel, que permite o uso de gasolina e/ou etanol como combustível. Em 2008, esse esforço convergiu na produção da primeira motocicleta bicombustível do mundo, que saiu da linha de montagem em Manaus.

Honda CG alcança 14 milhões de unidades produzidas
No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, com a crise do petróleo, o Brasil incentivou a produção de álcool como alternativa à escassez de petróleo; foi então que a Honda desenvolveu a primeira moto do mundo movida a álcool (Foto: Divulgação)

Quatro anos depois, a indústria nacional escreveu mais um capítulo significativo da história dessa trajetória: a primeira motocicleta bicombustível no segmento de 250 cilindradas. Esse avanço consolidou ainda mais o protagonismo dos profissionais brasileiros, que não apenas lideraram o desenvolvimento da tecnologia flex, mas também seguiram aprimorando seu desempenho e eficiência ao longo do tempo.

Coluna da Abraciclo – a evolução do sistema Flex

O sistema flex passou por avanços significativos, desde seu desenvolvimento, tanto em eficiência como em durabilidade. Uma das principais evoluções foi a incorporação do sistema de alimentação com retorno, que elimina a necessidade de substituição do filtro interno da bomba de combustível. Além disso, melhorias no gerenciamento eletrônico da injeção permitem partidas imediatas em temperaturas mais baixas, mesmo com o uso exclusivo de etanol.

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Ao longo dessas quase duas décadas, mais de 12 milhões de motocicletas com tecnologia flex fuel já foram produzidas no Brasil. Atualmente, 65% da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) é composta por modelos bicombustíveis, que emitem menos CO2. Essa redução contribui para a diminuição da liberação de gases de efeito estufa na atmosfera, alinhando a produção nacional a práticas mais sustentáveis.

YAMAHA FLUO ABS HYBRID CONNECTED
Fluo Hybrid é a primeira scooter com assistência híbrida do Brasil (Foto: Divulgação)

No início deste ano, a indústria nacional deu um passo importante com o lançamento da primeira scooter equipada com um sistema elétrico de assistência semelhante ao dos veículos híbridos leves. A tecnologia contribui para uma melhoria de até 12% no consumo de combustível, integrando eficiência energética ao desempenho urbano.

É imprescindível reconhecer o papel fundamental da engenharia brasileira na inovação e evolução tecnológica. É neste ambiente de excelência técnica que se desenvolvem as soluções que colocam o setor de duas rodas na vanguarda da mobilidade sustentável, reafirmando seu compromisso com o progresso tecnológico e a descarbonização.

Esta coluna é feita mensalmente pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

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