
A velocidade exagerada é um dos grandes causadores de acidentes no trânsito no Brasil e no mundo, tanto a bordo de um carro como de uma moto. Ela também pode ser a diferença entre lesões leves e a fatalidade. Não há tempo economizado no mundo que possa valer uma vida! Vamos respeitar os limites de velocidade; confira a importância disso nesta Coluna da Abraciclo:
O movimento Maio Amarelo deste ano chegou com um pedido e uma justificativa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.” Essa solicitação poderia ser exigência. Segundo o mais recente relatório do Datasus, divulgado em janeiro deste ano, foram registrados 13.477 óbitos de motociclistas em 2023, alta de 11,77% na comparação com o ano anterior (12.058 mortes).

VEJA TAMBÉM: Produção de motos até abril sobe 12%; melho resultado em 14 anos
Esses números são alarmantes e poderiam ser evitados. O excesso de velocidade nas ruas e estradas brasileiras é uma das principais causas do aumento de sinistros envolvendo motociclistas. Estudos mostram que, ao diminuir a velocidade, é possível reduzir em até 40% os acidentes com vítimas.
A razão é que, ao trafegar em velocidades mais baixas, há um tempo maior para reagir a imprevistos, como pedestres que atravessam a rua ou veículos que mudam de faixa repentinamente. Ou seja, reduzir a velocidade permite a você observar melhor o seu entorno e identificar potenciais perigos antes que se tornem situações de risco.
No trânsito, cada segundo é decisivo. Reduzir a velocidade pode transformar riscos em prevenção. Como diz uma das peças do movimento, “Mais calma no caminho. Mais segurança na chegada”. Além disso, em caso de colisão, a velocidade mais baixa resulta em danos menos severos, o que pode fazer a diferença entre uma lesão leve e uma fatalidade.

A Abraciclo também segue esse caminho, realizando campanhas e ações educativas durante todo o ano. E vai além: todas as associadas se dedicam constantemente no desenvolvimento de tecnologias de segurança ativa e passiva das motocicletas. A evolução também está presente nos materiais utilizados nas motocicletas: mais leves, ajudam a melhorar o desempenho, a agilidade e a eficiência energética.
Cabe a você, leitor, colocar em prática o tema do movimento deste ano. Desacelere! Ao fazer isso e adotar uma pilotagem mais tranquila e cautelosa, você contribui para promover a paz do trânsito. Afinal, seu bem maior é a vida.
Esta coluna é feita mensalmente pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares