
Estudo da Abraciclo divulga dados sobre produção, exportações, importações, vendas e rede de concessionários, entre outros dados relevantes do Brasil. Saiba tudo sobre a publicação nesta edição da Coluna da Abraciclo:
Com mais de 35 milhões de motocicletas em circulação, o Brasil vive um momento histórico no setor de duas rodas. Além de paixão nacional, a motocicleta se consolidou como uma das principais soluções de mobilidade no país e como instrumento de trabalho e geração de renda para milhões de brasileiros.
Esse cenário é retratado com profundidade em “Dados do Setor 2025”, publicação anual da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que apresenta os principais indicadores setoriais.
A edição 2025 traz inúmeras informações para quem quer conhecer um pouco mais sobre este importante segmento. Mostra, por exemplo, que os estados de Rondônia e Mato Grosso possuem a melhor relação habitante/motocicleta, com uma moto para cada três habitantes. Na outra ponta estão o Rio de Janeiro e o Distrito Federal, com dez habitantes para cada motocicleta.

Outro dado interessante é a proporção frota vs. número de habilitados. Esse indicador mostra a quantidade de motos registradas em relação aos de condutores habilitados na categoria A. O Maranhão está em primeiro lugar do ranking, com 216,7% − isso significa que há mais de duas motocicletas registradas para cada pessoa habilitada a pilotá-las. Em segundo lugar, está o Piauí (173%), seguido pelo Amazonas e por Alagoas (134%).
Coluna da Abraciclo: Sinal verde para o Maio Amarelo 2025
A edição 2025 também destaca uma mudança de comportamento nas ruas: o número de mulheres habilitadas para conduzir motocicletas cresceu 65,8% em uma década. Elas representam 24,9% do total de motociclistas habilitados, avanço que revela uma transformação relevante em um ambiente historicamente masculino. No mesmo período, o número de homens também cresceu, porém em ritmo mais moderado: 36,2%.
Os dados sobre habilitação para motociclistas no Brasil também revelam um recorte interessante quando analisados por faixa etária. Tanto entre os homens quanto entre as mulheres, o grupo com maior número de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) por motocicleta está na faixa dos 31 a 40 anos. Em segundo lugar, aparecem os motociclistas entre 41 e 50 anos, mantendo o padrão de maturidade predominante entre os condutores.
Há uma diferença relevante na terceira faixa com mais habilitações. Entre as mulheres, o grupo é formado por jovens de 26 a 30 anos, sinalizando que a entrada feminina no universo das motocicletas tem acontecido em idades mais precoces. Já entre os homens, é formado com idades que variam de 51 a 60 anos, o que pode indicar uma permanência maior dos homens no uso de motocicletas ao longo da vida.
Estes são apenas alguns dos dados disponíveis na publicação da Abraciclo, que também traz informações sobre produção, exportação e importação; vendas no varejo, rede de concessionárias e ranking global de produção, mostrando que, mais do que um veículo, a motocicleta é hoje um símbolo de autonomia e uma solução para os desafios da mobilidade urbana.
Para quem vive o dia a dia sobre duas rodas — seja por paixão, seja por necessidade, seja por trabalho —, estar por dentro dos números do setor ajuda a entender o presente com mais clareza e vislumbrar as tendências do futuro.
Quem quiser conhecer o Dados do Setor Duas Rodas 2025, a publicação está disponível em https://abraciclo.com.br/wp-content/uploads/2025/04/Dados-do-Setor-de-Duas-Rodas-2025.pdf.
Esta coluna é feita mensalmente pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares