Especiais

CEO da Petronas, Rogério Lürdof conta todas as novidades

  • Publicado: 25/06/2025
  • 4 Minutos de leitura

A Petronas é uma empresa consolidada no Brasil, com cerca de 13% de participação no mercado de lubrificantes e produtos auxiliares. Recentemente, a marca lançou uma nova graxa e uma linha completa de Petronas Sprinta Auxiliares, que são fluído para garfos, spray para correntes, fluído para sistemas de freios hidráulicos e fluído de arrefecimento. E para completar tem ainda uma linha completa de lubrificantes para todo o tipo de motores.

Rogério Lürdof, CEO da Petronas, conta nesta entrevista quais são as novidades para a manutenção das motocicletas. E fala também sobre as inúmeras ações promocionais que a Petronas realiza para os motociclistas brasileiros, reforçando a imagem da marca junto aos seus consumidores.

Confira a entrevista abaixo:

Há quanto tempo a Petronas atua no segmento de motos no Brasil?

Rogério Lürdof – Somos uma empresa relativamente jovem. Estamos globalmente há 51 anos no mercado, sendo que nascemos em 1974 e no Brasil estamos desde 2012. No mercado de lubrificantes para motos, especificamente, trabalhamos desde 2016 com a marca Petronas Sprinta. No mundo, estamos presentes em mais de 100 países e crescendo de maneira bastante exponencial.

Qual é o market share da Petronas na linha de lubrificantes?

Rogério Lürdof – No mundo não podemos divulgar essa informação. Mas no Brasil estamos na ordem de 13% de market share. Nós que vivemos esse segmento sabemos que crescer no mercado de lubrificantes do Brasil é uma tarefa muito árdua. Trata-se de um segmento muito maduro e temos registradas no país cerca de 150 marcas de lubrificantes.

Essa é a linha completa de Petronas Sprinta Auxiliares (Foto: Divulgação)

A produção é feita no Brasil?

Rogério Lürdof – Sim, totalmente brasileira. Temos uma fábrica em Contagem, MG, onde produzimos todos os lubrificantes, seja para a linha leve, para a pesada ou ainda para a linha industrial. Nessa planta temos um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de grande porte. E esse laboratório é certificado para análise e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Vocês acabaram de lançar uma graxa e uma linha completa de Petronas Sprinta Auxiliares. Pode falar sobre esses produtos?

Rogério Lürdof – Iniciamos com a Petronas Sprinta em 2016, uma marca jovem mas que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos. Temos uma graxa para alta pressão que permite um desempenho melhor. Hoje os motociclistas vivem sob condições ainda mais severas que exigem muito mais da moto. Nessa linha de auxiliares lançamos também o spray para correntes, que permite uma penetração mais profunda, protegendo contra o desgaste. Quero falar sobre o fluído para garfos, que também atende as necessidades dos garfos telescópicos. O principal objetivo é a durabilidade do equipamento. Temos ainda um fluído para sistemas de freios hidráulicos, sejam a disco ou a tambor. O fluído de arrefecimento é o produto chefe da Petronas, que já se tornou best seller na parte de veículos leves e que estamos trazendo essa tecnologia para a motocicleta. E ainda soma-se a esses produtos todos os lubrificantes para motores atendendo a todo o range de viscosidade.

Então a Petronas tem lubrificantes para todo o tipo de moto?

Rogério Lürdof – Sim, atendemos todas as especificações do mercado, desde as de baixa cilindrada até as motos maiores e mais sofisticadas.

A Petronas produz lubrificantes para todos os tipos de motos (Foto: Divulgação)

E em quais segmentos vocês têm a melhor atuação?

Rogério Lürdof – O volume para as motos de entrada ainda é muito grande, em função dos prestadores de serviços, entregadores etc. Mas assim como acontece com o mercado de veículos leves, o de motos também está avançando para produtos com melhores especificações. Estamos crescendo também em produtos sintéticos e semi-sintéticos.

Quais são as expectativas para este ano? O mercado deve continuar crescendo?

Rogério Lürdof – O mercado está crescendo muito, quebrando recordes atrás de recordes em vendas. Já estão falando que o licenciamento deve passar de dois milhões de motos este ano. Um mercado extremamente promissor e não queremos ficar fora dele. De 2023 para 2024 nós crescemos mais de 50% nesse segmento. A nossa expectativa é de continuar crescendo.

Conte um pouco sobre as ações da Petronas.

Rogério Lürdof – Temos uma construção 360 graus das marcas, aumentando a lealdade do consumidor, obviamente para conquistar volume e crescimento de mercado. No segmento da Sprinta essa é uma estratégia que estamos desenvolvendo há quatro, cinco anos, e que envolve ações de marketing e de comunicação. Motociclista é um estilo de vida, porque ele ama, ele conhece sobre a moto, sobre a atuações na estrada, na rua! Com as ações que temos feito, estamos buscando fazer parte disso (veja detalhes das promoções no vídeo da entrevista, acima).

Tem algum recado que você gostaria de deixar para os nossos fãs e leitores da MOTOCICLISMO?

Rogério Lürdof – Os fãs e leitores da revista MOTOCICLISMO são apaixonados por motos. Sejam aqueles que usam para trabalhar no seu dia a dia, por uma necessidade, ou seja por aqueles que têm a moto por lazer. Mas todos são apaixonados, gostam daquilo que eles fazem, gostam de estar na moto, gostam de cuidar dela. O desafio é sobre como a Petronas consegue participar desse mundo, oferecendo o maior cuidado possível aos motociclistas para que suas motos estejam sempre seguras.

Veja mais no site da Petronas, https://br.pli-petronas.com/pt-br/pagina-inicial

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado