A calibragem de pneus é o item mais importante quando o assunto é manutenção preventiva de motocicletas. Entra ano e sai ano, sempre percebo as muitas motocicletas rodando com os pneus descalibrados, e onde mais vejo é no trânsito caótico da cidade, quando paro nos semáforos junto com aquela multidão de motociclistas, na grande maioria, profissionais do famoso motofrete.
Há também uma infinidade de novos adeptos ao motociclismo, com uma grande parcela de mulheres, com pequenos scooters ou motos de baixa cilindrada, inclusive elétricas, que na motocicleta encontraram uma forma fácil e rápida de se deslocar pela cidade. Mas também é fácil notar que mesmo os mais experientes sempre se esquecem dos pneus e acham que ser um bom piloto já é o suficiente.
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O problema é que muitos encontraram a motocicleta como meio de mobilidade ágil, econômica e divertida, mas como o mundo está acelerado demais e com tudo conectado e acontecendo ao mesmo tempo, esses iniciantes em veículos para mobilidade não tem a menor noção de que é preciso fazer uma manutenção preventiva mínima no seu veículo para mantê-lo em perfeitas condições de uso para proporcionar um passeio seguro.
E na verdade todos os itens que compõem uma motocicleta são importantes, mas o que mantém sua motocicleta em equilíbrio e em contato com o solo são os pneus. Tá certo, há toda a física por traz do funcionamento da motocicleta, o que mantém ela em pé é o efeito giroscópico das rodas em movimento, mas não vamos entrar em detalhes tão a fundo. O que vale é que os pneus mantém sua motocicleta em pé e em condições controláveis de pilotagem, eles são o elo entre a moto e o solo, então é fundamental que eles estejam em perfeitas condições de uso, pois a pressão correta é fundamental para garantir a dirigibilidade e o menor desgaste, e ainda ampliar a segurança e a economia de combustível, e consequentemente a redução de emissão de CO2 na atmosfera.
Todos concordam que, de nada adianta você ter os melhores pneus do mundo montados nas rodas de sua moto, com alta tecnologia de construção e de compostos da borracha, se estes pneus não estiverem devidamente cheios de ar e calibrados adequadamente conforme as especificações e o uso. A calibragem correta proporciona o melhor aproveitamento do sistema de direção, suspensão, frenagem, tração e transmissão, ampliando o prazer ao pilotar e principalmente a segurança.
A calibragem deve ser feita com os pneus frios, então é importante que você faça a verificação num posto mais próximo do local da primeira partida, para que ao rodar os pneus não esquentem, o que prejudica a calibragem ideal. E você pode aproveitar enquanto o frentista faz o abastecimento, ou se achar melhor pode pedir para ele fazer a calibragem. Mas não acredite nas dicas desses conhecedores, então leia o manual do proprietário de sua motocicleta para saber a calibragem correta, ou informe-se na concessionária da marca ou numa casa especializada em pneus.
A checagem da pressão dos pneus deve ser semanal e deve ser respeitada conforme a recomendação do manual do proprietário, ou em algumas motocicletas, no adesivo colado na balança da suspensão traseira, onde sempre há a correta pressão para o pneu dianteiro e traseiro, para a motocicleta usada com o piloto solitário ou com garupa.
Faça a calibragem conforme o fabricante e não caia nas lendas e nas dicas dos conhecedores, como já ouvi dizer que na chuva é melhor esvaziar o pneu para aumentar o atrito ou para aumentar a calibragem para andar na pista porque o pneu mais cheio gruda mais. É tudo papo furado e só serve para assunto de mesa de bar, por isso a recomendação do fabricante é a melhor. Se quiser trocar o pneu por outro modelo não há problema, mas procure usar as mesmas medidas do pneu original.
Confira a calibragem semanalmente, mesmo que sua motocicleta seja zero kilômetro, e principalmente, se você usa pouco sua máquina, pois parece que não, mas o pneu perde a pressão exatamente por ficar parado e sem uso. E cada condição de uso precisa de uma calibragem específica para o melhor aproveitamento das características de usabilidade de cada pneu. No asfalto é uma condição, no fora de estrada é outra bem diferente e na pista de corrida é outra ainda, e a dica de uma não vale nada para a outra, pois são universos completamente diferentes e discrepantes.
Após fazer a calibragem dos pneus da sua moto, perceba como ela fica mais fácil e ágil de pilotar, e como ela fica mais firme e assentada no chão, mais responsiva e segura, sem balanços ou desvios indesejados da trajetória. Faça o teste e encante-se.
Também fique atento à marca limite de uso do pneu e nunca use o pneu até perceber que ele está realmente “careca”, pois nessa condição ele já está fora do limite a muito tempo, sua segurança está em risco e se você for parado por um policial de trânsito, sua moto vai ser apreendida exatamente por não oferecer condições de segurança.
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