<p>No final de julho, a Bosch realizou em sua unidade fabril de Campinas, SP, uma apresentação da geração 9 do freio ABS, que foi desenvolvido para as motocicletas de menor porte. No Brasil, embora representem uma porcentagem esmagadora de vendas no país, apenas 1% das motocicletas saem da fábrica com essa tecnologia.<br />
<br />
Foram apresentados dados de uma pesquisa realizada com motociclistas do Brasil e Argentina – os dois maiores mercados de motocicleta da América Latina –, que tinha como objetivo entender o comportamento e as necessidades do usuário da motocicleta. Concluíram que a grande maioria não sabe dos benefícios do sistema antibloqueio, mas sentem a necessidade de um sistema de freios mais seguro. Após receberem a explicação sobre os benefícios do ABS, muitos afirmaram achar muito importante esse recurso na motocicleta.<br />
<br />
Utilizando uma antiga Honda CRF 230 motard japonesa como protótipo para apresentar na prática a eficiência dessa nova geração, foram feitas frenagens com e sem o ABS em uma pista fechada, em diferentes situações que o motociclista enfrenta no seu cotidiano. A ideia era provar, na prática, que o ABS é um item essencial para a segurança do motociclista.<br />
<br />
Na edição de setembro da MOTOCICLISMO, confira uma matéria especial sobre essa tecnologia que veio para ficar.</p>
Deixe seu Comentário