Tecnológica, a BMW Motorrad chega nos anos 80 com as incríveis BMW k100, K75 e K1
- Primeira motocicleta a oferecer o sistema de freios ABS: BMW K100
- Acelerava de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos: BMW K1
- Coeficiente de arrasto aerodinâmico mais baixo de qualquer motocicleta na época: BMW K1
Desafio para BMW Motorrad
Normas de emissões nos EUA ao final da década de 70 virou desafio para a BMW Motorrad, contudo, a montadora inovou, desenvolvendo motocicletas com alta tecnologia.
Mesmo com o motor boxer característico da marca ainda em alta, a BMW, usou sua experiência em motores de quatro cilindros para carros, aplicando em suas motocicletas.
A novidade
A novidade aconteceu na BMW K 100 pois, um motor de 4 cilindros compacto com 987 cm³, foi instalado longitudinalmente em seu chassi, surgia uma nova geração de motocicletas.
Por causa de sua instalação horizontal, deixando a cabeça do motor na esquerda e o virabrequim na direita da motocicleta, usava-se apenas um conjunto de engrenagem para transmitir a potência para roda traseira.
Em suma, isso reduzia a perda de potência, deixava a moto mais leve e menos complexa e melhorava o desempenho dinâmico pois mantinha o centro de gravidade baixo.
Veja essa customização de uma BMW K100 que ficou incrível: https://motociclismoonline.com.br/noticias/conheca-a-bmw-k1-racer-by-lord-drake-kustoms/
Primeira motocicleta BMW com injeção eletrônica
O motor da BMW K100 não parou por aí, pois foi o primeiro motor da marca alemã a receber um sistema de injeção eletrônica de combustível, parecidos com os usados no BMW Série 3 segunda geração.
Contudo, para atender as regulamentações de emissões mais rigorosas da época, a matemática foi essa: Injeção eletrônica + sistema de ignição eletrônica + conversor catalítico
Freios ABS chegam a BMW Motorrad
Na época, a maioria dos acidentes graves com motocicletas estavam relacionados a frenagens em curvas, contudo, a BMW Motorrad desenvolveu e instalou na K100 um sistema antibloqueio.
A K100 e suas variáveis
Com um produto de qualidade, surgiram variantes como K100 C, K100 RS, K100 RT e K100 LT, pois o objetivo é atender o desejo e necessidade
Contudo, a BMW Motorrad também preparou a K100 TIC, para ser usada por corporações policiais, bombeiros, serviços médicos e aplicações militares.
Surge a variante de três cilindros da BMW Motorrad
Aproveitando melhor a nova plataforma de motocicletas, a BMW Motorrad desenvolve uma variante de três cilindros da K100, foi chamada de K75.
Para eliminar as vibrações de um 3 cilindros, além de isolamento, contava com um sistema de árvores de balanceamento, tornando-a mais suave que a K100.
BMW K1, aerodinâmica
Com design futurista e aerodinâmico, a BMW K1 estreou no Salão de Motocicletas IFMA de Colônia, na Alemanha e 1988. Desenvolvia 100 cavalos e fazia de 0 a 100km/h em quatro segundos.
O modelo surgiu pois, a BMW Motorrad precisava de uma versão mais esportiva, com motor potente e refrigeração líquida, para mudar a percepção popular.
Os engenheiros da marca adicionaram carenagem no protótipo que oferecia o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico que qualquer outra motocicleta da época.
Assista o vídeo do BMW C 400 X: https://youtu.be/8MJsmPfpjpQ?si=nv8SLg51kREuWiRm
BMW K1, um ícone para poucos
Após maximizar o desempenho, o modelo de produção foi lançado no final dos anos 80, contudo, apenas 6.921 unidades foram produzidas.
Ela não era uma motocicleta de corrida, contudo, mostrava ao mundo a capacidade de produzir motos modernas e tecnológicas, capacidade essa que perdura até hoje.