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Barcelona, a capital das mulheres motociclistas!

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  • Publicado: 08/09/2020
  • Atualizado: 14/09/2020 às 9:35
  • Por: Willian Teixeira

A capital da Catalunha concentra mais de 25% de motociclistas mulheres, o fenômeno tende a aumentar no pós-Covid-19.

Barcelona é a cidade com mais motociclistas na Espanha. Nessa cidade, um quarto das motocicletas são dirigidas por mulheres. Outros municípios onde é cada vez mais comum ver mulheres dirigindo motos são: Girona, San Sebastian, Mijas, Fuengirola, Hospitalet del Llobregat e Cádiz. Nesses locais, elas representam mais de 20% dos motociclistas de scooter e ciclomotores. Essa é uma das conclusões da terceira edição do relatório As Duas Rodas, na Espanha, preparado pelo instituto Estamos Seguros, em colaboração com a Associação Espanhola dos Fabricantes de Motocicletas e o Centro Zaragoza.

Os veículos de duas rodas sempre foram paixão masculina, mas não conseguiram despertar o mesmo interesse entre as mulheres. Ainda hoje, segundo as seguradoras, elas mal representam 16% dos motociclistas. Uma porcentagem feminina modesta quando comparada à sua presença em outras categorias, como a de carros. São 25,6% de mulheres como condutora declarada de qualquer veículo a motor e, especificamente, de automóveis de passageiros, ainda mais: 28,5%.

Alguns fatores têm contribuído para o crescente amor das moças pelas motos, como novos hábitos de mobilidade urbana e modelos de motocicletas mais leves e fáceis de conduzir. As províncias onde as motos são mais populares costumam ser as que apresentam os maiores percentuais de motociclistas femininas. Os territórios espanhóis onde elas têm maior presença são Girona, Guipúzcoa, Cádiz e Ilhas Baleares.

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Em nosso país, segundo reportagem da MOTOCICLISMO, essa tendência também vem ocorrendo nos últimos anos. Os dados afirmam que 22% dos brasileiros habilitados para motos são mulheres! Algumas das maiores cidades da Espanha, como Madri, Barcelona e Cádiz, são as que têm mais veículos de duas rodas em termos absolutos, na ordem.

Analisando proporcionalmente por tipo de moto, a cada 100 mil habitantes, outras cidades se destacam: Cádiz aparece como a cidade dos ciclomotores, com 2.576 deles, Málaga como a cidade das motocicletas, com 5.750 motos e Girona é a dos scooter, com 4.720 unidades. Considerando todo tipo de moto, a proporção e a ordem das cidades com mais fãs se altera para Girona, Granada e Málaga, com uma motocicleta para cada 10 habitantes. No Brasil, a frota de motos, passou de 13 milhões para 26,7 milhões entre 2008 e 2018.

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Contudo, assim como na Espanha, o maior aumento e o crescimento relativo mais expressivo ocorrem nas cidades menores. A taxa de motorização no Brasil, por sua vez (mil motos/100 mil habitantes), passou de 6,9 mil para 12,8 mil e, nas áreas metropolitanas, de cinco mil para 8,9 mil (mais baixa que a média do país), ou seja, o Brasil está com um número superior ao de um dos países mais apaixonados por motos no mundo, a Espanha!

* Raul Fernandes Jr é ex-diretor de redação da MOTOCICLISMO e especialista em mercado de motocicletas

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