BMW

Gigantes do asfalto: as 10 motos de produção em série mais pesadas da atualidade

  • Publicado: 26/05/2025
  • Atualizado: 27/05/2025 às 9:03
  • 10 Minutos de leitura

No universo das motocicletas, as gigantes do asfalto fogem da busca incessante por leveza e agilidade domina as manchetes e os lançamentos. Contudo, existe um segmento onde o peso não é um inimigo, mas sim um aliado. Estamos falando das verdadeiras ‘baleias’ do asfalto – máquinas grandiosas, construídas para o conforto em longas viagens, o luxo supremo ou a estabilidade inabalável em qualquer condição.

Se você pensa que todas as motos são ágeis e leves, prepare-se para ser surpreendido. Mergulhamos no mundo das motocicletas de produção em série para listar as 10 motos mais pesadas da atualidade. Prepare-se para conhecer as gigantes que, apesar do peso monumental, oferecem uma experiência de pilotagem única, transformando cada quilômetro em uma jornada de imponência e conforto. Qual delas você conseguiria pilotar?

10. Kawasaki Ninja H2 SX SE – 267 kg

Abrindo nossa lista de gigantes, a Kawasaki Ninja H2 SX SE prova que peso e desempenho podem andar lado a lado. Embora o nome “Ninja” remeta a esportividade e agilidade, a versão SX SE é uma sport-tourer superalimentada, projetada para cobrir longas distâncias com velocidade e conforto inigualáveis.

imagem Kawasaki Ninja H2 SX SE

Seu peso considerável é justificado pelo robusto motor quatro cilindros em linha com compressor (supercharger), que entrega uma potência impressionante, além de um chassi mais reforçado para lidar com essa força e com a capacidade de carga de bagagem. A adição de recursos de luxo e conveniência, como painéis TFT, iluminação completa em LED, sistemas eletrônicos avançados e carenagens protetoras, também contribuem para seus 267 kg. Para quem busca uma fusão de superesportividade e touring de alto nível, a H2 SX SE é uma máquina imponente que não se importa em carregar alguns quilos a mais para entregar uma experiência premium.

9. Triumph Rocket3 Storm GT – 320 kg

Subindo em nossa escala de pesos, a Triumph Rocket 3 Storm GT chega com um nome que faz jus à sua presença: é uma verdadeira tempestade sobre rodas, pesando impressionantes 320 kg. A principal razão para esse volume é, sem dúvida, seu monumental motor tricilíndrico em linha de 2.458 cm³ – o maior motor de produção em série do mundo para uma motocicleta.

imagem Triumph Rocket3 Storm GT

Este propulsor maciço não só entrega uma potência brutal (182 cv) e um torque de 22,5 kgf.m que pode “rebocar uma caravana”, mas também exige um chassi robusto, suspensões reforçadas e componentes dimensionados para lidar com sua força avassaladora. Mesmo com um quadro de alumínio e esforços para reduzir o peso em sua última geração, a Rocket 3 Storm GT é uma máquina de imponente presença, projetada para conforto em viagens e para dominar a estrada com sua força inigualável, justificando cada quilo de sua estrutura.

8. BMW K1600 GTL – 358 kg

Entrando no reino das “luxo-tourers”, a BMW K 1600 GTL ocupa a oitava posição em nossa lista, com um peso em ordem de marcha de 358 kg. O segredo (ou não tão secreto) por trás dessa massa está em seu lendário motor de seis cilindros em linha de 1.649 cm³, o único desse tipo no mundo das motos de produção em série. Este motor, embora surpreendentemente compacto para sua configuração, contribui significativamente para o peso total.

imagem BMW K1600 GTL

Além do motor, a K 1600 GTL é uma fortaleza de conforto e tecnologia. Ela vem equipada com uma vasta lista de itens de série, incluindo um sistema de áudio premium, assentos aquecidos para piloto e garupa, punhos aquecidos, controle de cruzeiro, tela TFT colorida e um generoso conjunto de malas (top case e malas laterais) que são parte integrante de sua proposta de touring de longo curso. Toda essa tecnologia, o conforto luxuoso e a capacidade de carga para duas pessoas e bagagem contribuem para que a GTL seja uma verdadeira gigante das estradas, oferecendo uma experiência de viagem sem igual, onde o peso se traduz em estabilidade e imponência.

LEIA MAIS: Kawasaki Eliminator 500 2025: o retorno de uma lenda custom

7. Harley-Davidson Street Glide Ultra – 393 kg

Subindo ainda mais na escala, a Harley-Davidson Street Glide Ultra representa o epítome do touring americano de luxo e ocupa a sétima posição, pesando impressionantes 393 kg. A Harley-Davidson nunca teve medo de peso quando o assunto é conforto e presença na estrada, e a Street Glide Ultra é a prova disso.

imagem Harley-Davidson Street Glide Ultra

O peso se justifica em vários pilares: o robusto motor Milwaukee-Eight® 117 V-Twin, com seus 1.923 cm³, é uma peça maciça de engenharia. Além disso, a moto é construída sobre um chassi de aço reforçado e equipada com uma vasta gama de recursos focados no conforto em viagens de longas distâncias: carenagens amplas (tipo “batwing”), um sistema de infotainment completo com tela TFT de 12.3 polegadas, navegação integrada, sistema de som premium, assento e manoplas aquecidas, e um enorme Tour-Pak® na traseira, além de malas laterais rígidas. Tudo isso, somado ao tanque de combustível de grande capacidade, contribui para que essa touring seja uma verdadeira fortaleza rodoviária, projetada para engolir quilômetros com um conforto e uma estabilidade inabaláveis, mesmo que isso signifique carregar quase 400 kg.

6. Honda GL1800 Gold Wing Tour – 369 kg

Avançando em nossa lista, a icônica Honda GL1800 Gold Wing Tour assegura a sétima posição, com um peso em ordem de marcha de 369 kg na sua versão mais completa (com DCT e airbag, se disponível). Símbolo máximo do luxo e conforto em duas rodas, a Gold Wing é um verdadeiro “sofá sobre rodas” para quem busca a melhor experiência em longas viagens.

imagem Honda GL1800 Gold Wing Tour 2025

Seu peso massivo é uma combinação de fatores: o motor boxer de seis cilindros horizontalmente opostos de 1.833 cm³, conhecido por sua suavidade e torque generoso; um chassi robusto projetado para estabilidade máxima em alta velocidade; e uma miríade de equipamentos de luxo e conveniência. Isso inclui um sistema de áudio sofisticado compatível com Apple CarPlay, um sistema de navegação integrado, suspensão eletrônica ajustável, amplo espaço de armazenamento com malas laterais e top case espaçosos, além de recursos como airbag (em algumas versões), partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo e até marcha à ré (elétrica ou via DCT). Cada um desses itens contribui para a sua silhueta imponente e seu peso substancial, garantindo uma viagem inigualável em termos de conforto e tecnologia.

5. Harley-Davidson Ultra Limited – 416 kg

Conheça a verdadeira definição de “touring de peso” com a Harley-Davidson Ultra Limited, que se firma na sexta posição com impressionantes 416 kg em ordem de marcha. Esta máquina é a personificação do sonho americano de viagens de longa distância, construída para o máximo conforto e a lendária presença Harley.

imagem Harley-Davidson Ultra Limited 2025

O peso da Ultra Limited é resultado da sua estrutura robusta e de uma profusão de equipamentos de luxo e tecnologia. O motor Milwaukee-Eight® 114 V-Twin de 1.868 cm³ é uma peça central maciça, mas o que realmente adiciona quilos é o pacote completo de turismo: uma carenagem frontal estilo “batwing” maciça, um imponente Tour-Pak® na traseira que serve como encosto para o garupa e oferece enorme capacidade de carga, além de malas laterais rígidas. Conforto para dois é primordial, com assentos largos e aquecidos, sistema de infotainment Boom!™ Box GTS de alta definição com tela sensível ao toque, navegação e áudio premium. Todos esses componentes, somados ao tanque de combustível de grande capacidade e ao chassi reforçado para lidar com a carga e a estrada, fazem da Ultra Limited uma fortaleza rodoviária que entrega estabilidade e luxo incomparáveis, apesar de sua massa colossal.

4. Indian Pursuit Limited – 416 kg

Elevando a barra na categoria de peso, a Indian Pursuit Limited toma a quinta posição, com um peso em ordem de marcha que pode chegar a 425 kg em suas versões mais recentes (como a PowerPlus 112). Como rival direta da Harley-Davidson no segmento de touring de luxo, a Indian Motorcycle não hesita em oferecer uma máquina igualmente grandiosa e equipada para viagens épicas.

imagem Indian Pursuit Limited 2025

O design arrojado da Pursuit Limited, com sua carenagem montada no chassi, já sinaliza sua robustez. O motor PowerPlus V-Twin de 1.768 cm³ (ou 1.834 cm³ na versão 112″), refrigerado a líquido, contribui significativamente para o peso, mas o que realmente a torna uma gigante é o vasto conjunto de recursos de touring: malas laterais rígidas e um top case generoso, assentos premium com aquecimento, sistema de infotainment Ride Command com tela sensível ao toque de 7 polegadas, navegação e integração com Apple CarPlay. Adicione a isso a suspensão traseira ajustável eletronicamente e os freios Brembo, e você tem uma motocicleta que, embora maciça, é construída para oferecer estabilidade inabalável e um nível de conforto e tecnologia de ponta para enfrentar qualquer quilômetro.

3. Indian Roadmaster – 423 kg

Empatando ou ligeiramente à frente em peso com a Pursuit Limited, a Indian Roadmaster ocupa a quarta posição da nossa lista, com um peso em ordem de marcha de até 425 kg (dependendo da configuração e motorização, como o PowerPlus 112 ou Thunderstroke 116 com todos os opcionais). A Roadmaster é o auge do touring clássico americano da Indian Motorcycle, projetada para longas jornadas com o máximo de opulência.

imagem Indian Roadmaster 2025

Seu peso monumental é uma combinação do motor V-Twin – seja o icônico Thunderstroke 116 ou o mais potente PowerPlus 112 –, de um chassi robusto e da vasta gama de equipamentos de luxo. A Roadmaster é definida por sua carenagem frontal estilo “open fender”, seu para-brisa elétrico, um top case de grandes dimensões (que serve como encosto para o garupa e oferece enorme capacidade de armazenamento), malas laterais rígidas e um conjunto completo de recursos de conforto. Isso inclui assentos aquecidos e refrigerados, manoplas aquecidas, sistema de infotainment Ride Command com navegação e conectividade, além de áudio premium. Todos esses elementos são projetados para proporcionar uma experiência de viagem sem precedentes, transformando o peso em uma sensação de solidez, estabilidade e luxo supremo na estrada.

2. Harley-Davidson Road Glide Limited – 423 kg

Subindo mais um degrau em nossa lista das mais pesadas, a Harley-Davidson Road Glide Limited se posiciona na quinta colocação com um peso de 423 kg em ordem de marcha. Esta é a irmã da Ultra Limited, distinguindo-se pela sua carenagem “Sharknose” montada no quadro, que oferece um estilo diferente e uma proteção aerodinâmica ligeiramente distinta para alguns pilotos.

imagem Harley-Davidson Road Glide Limited 2025

O seu peso considerável é proveniente do mesmo motor Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight® 114 (1.868 cm³) e de uma lista igualmente luxuosa de equipamentos de touring. A Road Glide Limited compartilha o mesmo chassi robusto, o Tour-Pak® volumoso na traseira, malas laterais rígidas, assentos aquecidos e um sistema de infotainment completo com tela TFT, navegação e som de alta qualidade. Tudo isso é projetado para garantir conforto e estabilidade em viagens longas para piloto e garupa, transformando a massa em uma sensação de segurança e imponência na estrada. A diferença mínima de peso entre ela e a Ultra Limited geralmente se resume a variações nos acessórios ou pequenos detalhes de design.

1. BMW R18B Transcontinental – 433 kg

Chegamos ao topo da nossa lista com a rainha do peso: a BMW R 18 Transcontinental. Com impressionantes 433 kg em ordem de marcha, esta cruiser bávara é, atualmente, a motocicleta de produção em série mais pesada que você pode comprar. A R 18 Transcontinental representa a incursão da BMW no segmento de touring de luxo americano, combinando o charme clássico das cruisers com a engenharia sofisticada da marca.

imagem BMW R18B Transcontinental 2025

A principal razão para seu peso monumental é o seu colossal motor Big Boxer de 1.802 cm³, o maior motor boxer bicilíndrico já produzido pela BMW, com seus cilindros saindo proeminente nas laterais. Além do motor, a moto é equipada com uma carenagem frontal robusta, um generoso top case, malas laterais, um para-brisa alto e todos os confortos esperados de uma touring de topo de linha: sistema de som premium, tela TFT de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro, punhos e assentos aquecidos, e um conjunto eletrônico avançado. Cada componente é construído com solidez e qualidade premium, resultando em uma máquina que, embora pesada, oferece uma estabilidade inigualável e um conforto excepcional em longas distâncias, reafirmando sua presença dominante na estrada.

Gosto não se discute

As motocicletas desta lista são uma prova de que, para muitos entusiastas, o peso não é um obstáculo, mas sim um componente essencial de uma experiência de pilotagem particular. Seja para o conforto inigualável em longas viagens, a estabilidade em alta velocidade ou simplesmente a imponência na estrada, essas “gigantes do asfalto” dão outro sentido ao que significa ter uma máquina de duas rodas.

Elas podem exigir um pouco mais de esforço para manobrar em baixas velocidades, mas uma vez em movimento, entregam uma sensação de solidez e presença que poucas motocicletas conseguem igualar. No fim das contas, a escolha entre leveza e peso depende do propósito e da preferência de cada piloto, e o mercado atual oferece opções grandiosas para todos os gostos. Deixe seu comentário se você gosta ou se já pilotou uma moto gigante e o que você acha delas.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado