A Aprilia iniciou suas atividades como fabricante de bicicletas logo após a segunda guerra mundial, em 1945, na cidade de Noale, uma pequena província de Veneza. Os primeiros ciclomotores chamados Colibri, Daniela e Packi, surgiram em 1968 com motores de 2 tempos de 50 cilindradas.
A partir de 1970, a Aprilia começou a fornecer primeiramente motocicletas de motocross, vencendo inclusive o campeonato italiano de motocross em 1977 nas categorias 125 e 250 cilindradas. Em 1980, a Aprilia introduziu em sua linha, motocicletas de enduro, trial e roadster, com uma gama de motores de 50 até 600 cilindradas. Nos anos 90, chegam a Pegaso, derivada das motocicletas aventureiras do rali Paris Dakar, os primeiros scooter Amico, Leonardo e Gulliver e as esportivas RS 125 e 250 com motores de 2 tempos.
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No final dos anos 90, chega aquela que seria para sempre o ícone da marca, a Aprilia RSV Mille, uma superbike equipada com um motor V-Twin a 60 graus Rotax de 998 cm³.
A RSV4 surgiu em maio de 2008, equipada com o famoso motor V4 de 996,6 cm³ capaz de entregar 180 cavalos de potência, marcando o início da produção da primeira motocicleta da marca equipada com motor de quatro cilindros. Ela marca também o início da marca italiana no Campeonato Mundial de Superbike.
Após diversas modificações e aprimoramentos, sempre utilizando a máxima tecnologia adotada nas pistas de competição, onde a marca faturou três vitórias, a fabricante de Noale disponibiliza uma série limitada a apenas 10 unidades de uma máquina totalmente exclusiva e especial, a melhor e mais potente de todos os tempos, a nova Aprilia RSV4 X, com preço de $ 40.000 euros.
A Aprilia RSV4 X é praticamente uma réplica exata da motocicleta que compete no Mundial de Superbike e vem recheada de tecnologia de ponta, com uma carenagem completa em fibra de carbono, bem como um tanque de combustível e um sistema de escapamento em titânio da Akrapovic para aliviar peso. O motor V4 de 1.078 cm³ capaz de entregar 222 cavalos de potência, vem com um novo cabeçote com novos comandos de válvulas mais agressivos, novas molas e nova tampa. O peso total da RSV4 X é de apenas 165 kg a seco.
Interessante é o sistema de câmbio que tem a posição neutra abaixo da 1ª marcha, permitindo trocas de marchas mais rápidas e sem a possibilidade de erro ao passar da 1ª para a 2ª nas arrancadas ou saídas de curvas.
A Aprilia RSV4 X é a primeira motocicleta do mercado a vir equipada com o mais novo sistema de freios da italiana Brembo, com as novas pinças GP4-MS casadas com o cilindro mestre radial 19×16 e os novos discos T-Drive, o supra sumo em sistema de freios, com tecnologia da MotoGP.
O primeiro piloto a ter o privilégio de testar e adquirir um exemplar da RSV4 X é o piloto italiano duas vezes campeão do mundo pela marca, Max Biaggi, que prontamente levou a nova máquina para o tradicional circuito italiano de Mugello e ao final dos testes garantiu que a emoção e as sensações da Aprilia RSV4 X são exatamente iguais às de uma legítima motocicleta de corrida.
Andrea Iannone, piloto da Aprilia Racing Team Gresini, que compete atualmente na MotoGP, também adquiriu um exemplar e vai recebê-la em breve na loja da Aprilia Racing, na Itália, juntamente com os outros oito felizardos.